Os planos de Alsea, RBI, Restalia e McDonald’s para continuar a liderar a restauração organizada em 2024

  • Servimedia
  • 11 Janeiro 2024

2023 foi um ano mais do que positivo para o setor de restauração organizada, que continua a subir no ranking como um dos setores mais relevantes para a economia do nosso país.

A sua participação de mercado continua a crescer e já representa 29% do total da hotelaria espanhola (em comparação com 19% em 2016), com uma faturação de 41 bilhões de euros. Quatro grandes operadores, conhecidos como as ‘Big Four da restauração organizada’ de acordo com a revista Forbes – Alsea, RBI, Restalia e McDonald’s – são os protagonistas desse crescimento e resiliência, com uma faturação anual de mais de 4 bilhões de euros e mais de 4.000 estabelecimentos em operação.

A Restaurant Brands Iberia (RBI) acaba de assumir a liderança do seu principal concorrente, Alsea. A masterfranquia, dona de marcas como Burger King no nosso país, experimentou um crescimento espetacular nos últimos anos, com investimentos pesados em estabelecimentos próprios, levando a empresa a superar a marca de 1.120 locais em operação.

O seu objetivo é abrir seu capital na bolsa ao longo de 2024, após a aquisição do grupo investidor Cinven em 2021, um acordo milionário que tinha como desafio duplicar o tamanho da empresa na época.

No ano passado, eles investiram 150 milhões de euros para abrir 100 locais e, este ano, parece que seguirão o mesmo ritmo de expansão, com destaque para Burger King, seguido por Popeyes e Tim Hortons. Portugal também será um mercado-chave, e a empresa não descarta a possibilidade de expandir para a Itália. No entanto, o desafio da empresa é controlar sua dívida, resultado desse crescimento acelerado nos últimos anos.

A gigante mexicana Alsea acaba de perder seu trono, mas não pretende ficar para trás, com mais de 1.100 locais em operação.

Em uma entrevista recente ao ‘Cinco Días’, seu diretor-geral, José Luis Portela, prometeu abrir 400 locais em cinco anos, fortalecendo suas marcas mais emblemáticas, como Vips, Domino’s Pizza e Starbucks.

Para 2024, o grupo planeia um crescimento sustentável e ordenado para todas essas marcas, que se tornará realidade em velocidades diferentes. Como apontou Portela, o mercado espanhol, embora maduro, oferece muitas oportunidades de crescimento, pois a participação da restauração organizada em relação ao total, embora tenha-se multiplicado nos últimos anos, ainda está longe do limite atingido por outros países ainda mais desenvolvidos, como Reino Unido ou França.

O seu crescimento ocorrerá principalmente por meio de estabelecimentos próprios, mas também contarão com franqueados e testarão diversos formatos para ter presença em universidades e hospitais. Eles também irão investir em grandes núcleos turísticos.

É provável que o número atual de 1.100 locais diminua em breve, em detrimento do seu principal concorrente, RBI, com a possível venda das 55 franquias do Burger King atualmente operadas pela Alsea. Recentemente, a empresa também decidiu vender a cadeia Olé Molé, conceito de gastronomia mexicana que lançou em junho de 2019 para o grupo La Mordida, especializado em comida mexicana.

A Restalia é a única empresa espanhola de restauração organizada que faz parte das ‘Big Four’ do setor, ocupando atualmente o terceiro lugar com mais de 700 unidades de negócio.

O grupo encerrou 2023 focado no seu crescimento internacional e compromisso em promover a marca Espanha por meio de seu projeto ‘Capitais do Mundo’, com o objetivo de duplicar sua presença fora do país. Com a recente inauguração de um 100 Montaditos em Amsterdão e o anúncio de próximas aberturas em Praga e Polónia, a Restalia também possui os Estados Unidos como um mercado-chave, após várias aberturas em 2023, e a América Latina, com o México como foco principal após o lançamento da sua marca TGB no continente.

Para 2024, além de uma grande ambição na expansão internacional, a empresa promete fazer uma reviravolta com mudanças na sua marca mais conhecida, 100 Montaditos, a consolidação do TGB dentro e fora do país e o crescimento acelerado das suas marcas mais jovens, Pepe Taco e Panther, cujo crescimento foi retomado no ano passado. Além disso, parece que eles não estão satisfeitos com seu portfólio atual e há indícios de que eles vão surpreender este ano nesse sentido, sempre com a inovação como parte do seu DNA, um valor imposto pelo seu fundador, José María Capitán, desde o início. A flexibilidade dos seus formatos também continuará sendo uma prioridade para atender às necessidades dos franqueados. A Restalia consolida-se, portanto, como a empresa espanhola mais reconhecida no setor, competindo com gigantes multinacionais e grandes grupos de investidores.

Por sua vez, o McDonald’s é outra empresa icónica que faz parte das ‘Big Four’ e fecha a classificação. A empresa americana já conta com mais de 600 locais em operação no país desde a abertura do primeiro deles há 42 anos. Em 2023, eles anunciaram um investimento de 250 milhões de euros para abrir pelo menos 125 novos estabelecimentos na Espanha até 2025, o que geraria mais de 6.000 empregos em um mercado-chave para a marca.

No ano passado, eles tiveram um recorde de inaugurações, com 35 locais, e para 2024 esperam bater novamente o recorde com 36 estabelecimentos adicionais.

Este ano será muito especial para o McDonald’s Espanha, pois, pela primeira vez na história da empresa, sua convenção global anual será realizada fora dos Estados Unidos e nosso país será o anfitrião do evento. Estima-se que cerca de 14.000 participantes, entre franqueados, fornecedores e funcionários da empresa, compareçam ao evento.

Além disso, a gigante americana acabou de anunciar uma nova linha de restaurantes, CosMc’s, sua marca de cafetarias e bebidas especiais, da qual apenas um local foi aberto até agora em Illinois. Portanto, ainda não se sabe quando chegará a Espanha.

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