Parlamento turco dá luz verde à entrada da Suécia na NATO

A Suécia fica assim agora mais perto de se tornar o 32.º elemento da NATO, enquanto a Hungria deve permanecer como o único país que ainda trava a entrada do país nórdico na Aliança Atlântica.

Após meses de deliberações e de sucessivos adiamentos, o parlamento da Turquia aprovou esta terça-feira a adesão da Suécia à NATO (Organização do Tratado do Atlântico Norte). O presidente Recep Tayyip Erdogan deve ratificar a decisão ainda esta semana.

O voto favorável já era praticamente dado como garantido, tendo em conta que a candidatura sueca tinha sido aprovada pela Comissão dos Negócios Estrangeiros do parlamento turco em dezembro de 2023. A ratificação da candidatura foi aprovada por uma ampla maioria de 287 votos a favor, 55 contra e quatro abstenções.

O pedido da Suécia de adesão à NATO foi feito há um ano e oito meses, quando decidiu – a par da Finlândia – que essa seria a melhor forma de dissuadir uma eventual agressão por parte da Rússia, depois da invasão à Ucrânia. A Finlândia entrou na aliança militar em abril de 2023.

A Turquia mantinha resistências à adesão da Suécia, alegando que as suas autoridades não tomavam medidas suficientes contra militantes de movimentos curdos residentes no país.

A Suécia fica assim agora mais perto de se tornar o 32.º elemento da NATO, enquanto a Hungria deve permanecer como o único país que ainda trava a entrada do país nórdico na Aliança Atlântica.

O primeiro-ministro sueco, Ulf Kristersson, já reagiu a esta aprovação do parlamento turco na rede social (ex-Twitter), referindo que o seu país está hoje “um passo mais perto” de se tornar um membro da NATO.

A Alemanha também já reagiu, referindo que o parlamento turco deu um “passo importante” e que abriu caminho para a adesão da Suécia à NATO, que tornará a organização “mais forte”. “Agora é tempo de a Hungria concluir os restantes passos para que possamos acolher os nossos amigos suecos na Aliança”, refere-se ainda no tweet.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Parlamento turco dá luz verde à entrada da Suécia na NATO

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião