Stellantis antecipa para 2024 fabrico de carros elétricos em Mangualde

O CEO da Stellantis, Carlos Tavares, destacou o desempenho da fábrica de Mangualde, que lidera em termos de custos e qualidade na Europa. Fábrica vai arrancar já em 2024 com a produção de elétricos.

A fábrica da Stellantis de Mangualde vai arrancar já em 2024 com a produção de carros elétricos, adiantou Carlos Tavares, CEO da Stellantis. Inicialmente a empresa tinha informado que o fabrico de furgões totalmente elétricos das marcas Citroën, Fiat, Opel e Peugeot começaria apenas em 2025, mas a fabricante automóvel vai antecipar esse arranque.

“Mangualde é a melhor fábrica na Europa em qualidade e em custo. Está no pódio entre 90 fábricas na Europa”, adiantou Carlos Tavares, num encontro com jornalistas no Porto, à margem do Congresso dos Engenheiros, adiantando que o centro de produção no país “vai começar o fabrico de carros elétricos este ano”.

A fábrica da Stellantis no país vai produzir modelos Citroën ë-Berlingo, Peugeot e-Partner, Opel Combo-e e Fiat e-Doblò, nas versões de comerciais ligeiros e de passageiros, segundo adiantou a empresa no ano passado, quando avançou com a notícia.

Na mesma altura, a empresa informou que para produzir estes carros terá que levar a cabo “uma transformação da fábrica de Mangualde preparada para o futuro, com novas instalações, tanto na área de montagem como na de ferragem, a otimização da área industrial, e a criação de uma nova linha de montagem de baterias”, acrescenta o comunicado.

Carlos Tavares mostrou-se muito satisfeito com o desempenho da fábrica de Mangualde, destacando que o centro de produção no país se destaca a nível europeu, com um grau de dispersão em relação a outras fábricas que, nalguns casos, chega a um fator de 10, no que diz respeito a custos e qualidade.

“A fábrica de Mangualde tem pouco dinheiro e muita imaginação. Há muita criatividade para resolver problemas industriais”, aponta Carlos Tavares. Uma posição que coloca a fábrica de Mangualde a salvo de eventuais planos de cortes de custos que a empresa possa equacionar no futuro.

Em relação à atividade em Portugal o CEO da Stellantis destacou a posição de liderança, em todos os segmentos, com Mangualde a produzir pela primeira vez na sua história 84 mil veículos num ano, em 2023.

A Stellantis tem vindo a apostar na eletrificação dos veículos, tendo um programa ambicioso de investimento de 50 mil milhões de euros para a próxima década em eletrificação e software. O objetivo da fabricante automóvel é atingir a neutralidade carbónica até 2038.

(Notícia atualizada às 19:07)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Stellantis antecipa para 2024 fabrico de carros elétricos em Mangualde

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião