1,74 milhões de portugueses têm seguro de vida puro risco
A idade e a classe social são as variáveis que apresentam mais heterogeneidade quanto aos comportamentos dos indivíduos face à posse deste seguro.
Cerca de um 1,740 milhões de portugueses possuem seguro de vida puro risco, o que corresponde a 19% dos portugueses com 15 ou mais anos, revela o estudo Basef Seguros da Marktest publicado na passada quinta-feira e referente a 2022.
A idade é a variável que apresenta mais heterogeneidade nos comportamentos dos indivíduos face à posse deste seguro: mais de metade dos possuidores deste seguro têm entre os 35 e 54 anos (57.1%) enquanto nos mais jovens a sua presença é residual (4,6%).
Segundo a Marktest, também é muito heterogénea a contratualização deste seguro entre diferentes classes sociais, “oscilando entre 29.5% nos indivíduos das classes Alta e Média Alta e 13.2% nos indivíduos das classes Média Baixa e Baixa”.
Importa salientar que de 2005 até 2008 este tipo de seguro registou um forte crescimento atingindo uma penetração de mercado de 24,5%. Desde a queda do Lehman Brothers que a taxa da juro do seguro de Vida puro risco iniciou uma tendência decrescente até atingir o seu mínimo durante o período em análise, com 16,9% em 2018. Desde aí verificou-se uma tendência de crescimento que se manteve em 2022.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
1,74 milhões de portugueses têm seguro de vida puro risco
{{ noCommentsLabel }}