Novo Ano, novas metas

  • Nathalia Leite
  • 31 Janeiro 2024

Uma empresa não atingirá os seus objetivos sem a envolvência dos seus colaboradores. Sem eles, uma empresa é vazia, sem cérebro, sem motor.

A “resolução de Ano Novo” refere-se a um objetivo pessoal que fazemos para alterar algo nas nossas vidas. Este objetivo pode ser de âmbito pessoal ou profissional, pode tocar a área da saúde, pode estar relacionado com o autodesenvolvimento ou pode estar associado ao âmbito profissional, mas, acima de tudo, importa que seja realista, alcançável, quantificável e com prazos realizáveis.

Tal como individualmente estabelecemos metas para um novo ano, também as empresas o fazem.

As “resoluções” corporativas geralmente envolvem estabelecer objetivos estratégicos, implementar mudanças organizacionais e/ou procurar melhorias em diversas áreas. Podem abranger vários temas, entre os quais a melhoria de processos financeiros, transformação digital, responsabilidade social e, claro, crescimento no mercado. Importa, por isso, ter uma definição clara de quais as prioridades e prazos realistas.

No entanto, uma empresa não atingirá os seus objetivos sem a envolvência dos seus colaboradores. Sem eles, uma empresa é vazia, sem cérebro, sem motor. Eles serão responsáveis por conquistar ou não tais objetivos, lutarão por eles, mediante a confiança de serem ou não cumpríveis. Acreditamos que o envolvimento dos colaboradores na formulação de metas corporativas pode trazer uma série de benefícios, tais como:

  • Compromisso. Quando os colaboradores têm a oportunidade de contribuir para a definição dos objetivos, estão mais motivados a alcançar as metas estipuladas, fazendo-o de forma proativa e, facilitando um ambiente de trabalho mais produtivo e colaborativo.
  • Alinhamento. Ajuda na criação de uma conexão mais forte entre os metas organizacionais e os objetivos individuais dos colaboradores.
  • Inovação. Os colaboradores poderão ter uma visão mais próxima e mais prática do negócio, o que poderá conduzir a ideias ‘fora da caixa’ com bastante aplicabilidade corporativa.
  • Melhoria da Comunicação. Existe uma premissa de comunicação aberta e transparente ao envolver os colaboradores na definição de metas. Essa transparência deve ser mantida com toda a estrutura organizacional, para que todos saibam exatamente onde podem colaborar.
  • Desenvolvimento de competências. Quando se sentem envolvidos na definição de objetivos da empresa, estes colaboradores não só adquirem know-how sobre a tomada de decisão e estratégia de negócio, mas também sentem que a empresa lhes está a dar uma oportunidade de desenvolvimento e crescimento.

Para envolver ativamente os colaboradores na definição de objetivos corporativos, é premente promover a comunicação aberta, realizar sessões de brainstorming, recolher feedback com regularidade e criar um ambiente aberto e transparente onde os colaboradores se sintam à vontade para expressar as suas opiniões.

O papel do líder é, portanto, de extrema importância, na medida em que deverá estar disponível para ouvir e considerar as contribuições dos membros da equipa ao definir objetivos e estratégias. Desta forma, o resultado vai ser sempre um plano de metas mais consistente.

  • Nathalia Leite
  • Head of sales at Adecco Recruitment

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Novo Ano, novas metas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião