PAN defende aprovação do orçamento antes da saída de Miguel Albuquerque
Numa defesa pela "estabilidade governativa" na região, a deputada Mónica Freitas considera que a "atitude responsável" é aprovar o orçamento antes da saída de Miguel Albuquerque.
A deputada Mónica Freitas, do PAN/Madeira, defendeu esta segunda-feira que, para “garantir a estabilidade governativa”, o orçamento regional deve ser aprovado antes da saída de Miguel Albuquerque. A queda do Governo antes da aprovação do documento traria “prejuízos” para a região autónoma, justifica.
Além disso, acrescentou Mónica Freitas, em declarações à RTP3, o orçamento madeirense – que vai ser discutido na próxima semana, entre os dias 6 e 9 de fevereiro – contempla várias medidas do partido. “Numa atitude responsável, continuamos a considerar que, acima de tudo, é importante garantir alguma estabilidade”, assinalou a dirigente do PAN/Madeira, que sustenta o governo de Miguel Albuquerque através de um acordo de incidência parlamentar.
Para Mónica Freitas, o presidente demissionário do Executivo madeirense só deve sair do cargo depois de a assembleia regional aprovar o orçamento, defendendo que o PSD deve nomear um substituto para Miguel Albuquerque. Ainda assim, se a decisão do Presidente da República for avançar para eleições antecipadas no arquipélago, o PAN/Madeira “estará pronto para (…) mostrar o que fez num curto espaço de tempo”.
O partido recusa, porém, pronunciar-se sobre a escolha do sucessor de Albuquerque. A escolha cabe ao “partido que foi maioritariamente eleito pela população e que, portanto, tem toda a autonomia e legitimidade para fazer as suas próprias decisões”, argumentou.
A deputada questionou ainda se, tendo em conta que Miguel Albuquerque já anunciou a sua demissão, “faz sentido manter as moções de censura” apresentadas por outros partidos, como é o caso do PS/Madeira, embora entenda que a região vive um momento de “grande instabilidade política” que exige “seriedade e ponderação”.
(Notícia atualizada pela última vez às 16h55)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
PAN defende aprovação do orçamento antes da saída de Miguel Albuquerque
{{ noCommentsLabel }}