BRANDS' ECOSEGUROS Embedded insurance: “proteção certa, no momento certo”

  • BRANDS' ECOSEGUROS
  • 29 Fevereiro 2024

Gonçalo Graça Santos, CEO da Via Directa, explica, em entrevista ao ECOseguros, as vantagens associadas ao embedded insurance.

No vasto panorama das inovações financeiras, há uma tendência que tem vindo a ganhar destaque: o Embedded Insurance. Longe de ser uma mera extensão do tradicional, este conceito redefine a relação entre seguros e serviços, já que permite às empresas agregarem a proteção contra riscos relevantes à experiência de compra dos seus clientes, com a aquisição de coberturas de seguros sobre as compras dos seus produtos ou serviços.

A seguradora Via Directa é um dos exemplos de companhias que já trabalha com o embedded insurance há muitos anos e consegue partilhar os benefícios que esta estratégia traz, tanto para os parceiros, como para os clientes deles. Gonçalo Graça Santos, CEO da Via Directa, explica, em entrevista ao ECOseguros, essas vantagens.

Qual é a visão e a estratégia da Via Directa em relação ao embedded insurance?

Independentemente do modelo de negócio, a nossa visão passa por garantir um serviço de excelência aos nossos clientes, tornando o seguro num produto simples, acessível e inovador, assente nas novas tecnologias.

Na Via Directa, trabalhamos num modelo de negócio B2C, com marcas próprias, como é o caso da ok! seguros, mas a nossa estratégia passa também pelo modelo B2B2C, através de parcerias com canais de venda contextualizada, onde oferecemos as soluções de seguros mais adequadas, em momentos-chave, e através de uma jornada integrada, simples e conveniente para o cliente.

Este modelo não é novidade para nós. Lançámos a primeira parceria com a Deco Proteste, em 2006, e a marca Seguros Continente, em 2008 e, a partir daí, começámos a consolidar este caminho. Neste momento, existe uma maior competitividade do mercado dos seguros e a transformação tecnológica dos setores, o que tem potenciado novas ferramentas, novos players e um go-to-market mais ágil, que queremos potenciar.

Que vantagens traz para o modelo de negócio da Via Directa?

A vantagem mais evidente é a captação de novos segmentos de clientes, que estão em determinado contexto e para os quais nos tornamos relevantes ao apresentarmos a proteção certa, no momento certo, de forma simples e integrada, num processo de venda de um produto ou serviço de um parceiro.

Esta estratégia permite-nos abrir novos canais de distribuição de seguros noutras indústrias – como são os casos do retalho, da banca, das telecomunicações, da energia, entre outros -, alavancando assim a base de clientes e contextualização que cada parceiro oferece e maximizando o valor para o cliente, para o parceiro e para a Via Directa.

Gonçalo Graça Santos, CEO da Via Directa
Quais são as mais-valias que a Via Directa pode oferecer aos seus parceiros?

Oferecemos produtos simples de compreender, modulares e personalizáveis, de acordo com as necessidades reais das pessoas, bem como soluções flexíveis para acomodar diversos níveis de integração com os parceiros, com ou sem marcas próprias.

Disponibilizamos ferramentas e plataformas multimarca e processos que aceleram a integração da nossa oferta nas plataformas dos parceiros, facilitando o esforço tecnológico e a fluidez da apresentação do seguro dentro das suas jornadas de venda.

São disso exemplos os APIs e front-ends, com jornadas de simulação e compra cada vez mais intuitivas e descomplicadas; uma Área de Cliente multimarca, que permite a customização ao layout do parceiro e oferece uma visão integrada e a gestão dos seguros contratados; a app AutoDigital, que permite a realização de vistorias auto através do telemóvel, tornando o processo de contratação de um seguro auto de danos próprios 100% digital; plataforma comercial adaptada a parcerias, facilitando os momentos de venda e gestão de carteira dos parceiros e monitorização de resultados.

Este modelo de negócio traz, obviamente, novas fontes de receita ao parceiro. Traz também uma maior fidelização dos clientes, pois a oferta adicional de produtos e serviços gera maior frequência de interação e maior retenção e permite ao parceiro delegar a componente “complexa” do setor segurador inteiramente na Via Directa que, juntamente com as outras empresas do grupo Fidelidade, têm um longo track record de qualidade no serviço de venda e pós-venda de seguros.

O que ganham os clientes com este modelo de negócio?

Os clientes são sempre o nosso foco em qualquer modelo de negócio. Neste, os clientes ganham simplicidade, facilidade e comodidade em aceder a uma solução de seguro adequada no momento certo com simulação e contratação fluídas e integrados no processo de compra de um bem ou serviço num parceiro, com a garantia da qualidade que nos é reconhecida e sempre nos diferenciou no setor segurador.

Quais são os próximos passos da Via Directa?

Estamos a apostar no desenvolvimento de soluções de seguros cada vez mais simples e modulares, que respondam às necessidades reais das pessoas, assim como de ferramentas tecnológicas ainda mais robustas e que, ao mesmo tempo, simplifiquem ao máximo a integração da nossa oferta nos fluxos comerciais dos parceiros.

Continuaremos a dinamizar as parcerias atuais, com base nas métricas de performance e rentabilidade, que monitorizamos diariamente, e a procurar novas oportunidades nas áreas do retalho e dos serviços, idealmente tecnológicas, que privilegiam os canais remotos e digitais e uma experiência simples, autónoma e conveniente para os seus clientes.

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