Arroz usado na paelha corre o risco de desaparecer, avisam agricultores espanhóis
Um fungo está a ameaçar a produção de uma variedade de arroz muito usada em Espanha para fazer paelha. Agricultores espanhóis queixam-se de proibição de pesticida da UE que é usado no resto do mundo.
Um fungo está a ameaçar a produção de uma variedade de arroz que é tradicionalmente usada em Espanha para fazer paelha, avança esta quinta-feira a Reuters.
Os agricultores queixam-se de não poderem usar um pesticida que está banido na União Europeia e avisam: o arroz Bomba “vai muito provavelmente desaparecer”, disse à agência Miguel Minguet, agricultor em Valência.
O fungo em causa chama-se Pyricularia e provoca a doença da “explosão do arroz”. À Reuters, este e outros dois produtores da região de Valência afirmaram que a colheita de arroz em 2023 foi metade da média dos últimos dez anos.
Enquanto na Europa os agricultores manifestam-se contra as restrições impostas na União Europeia, no resto do mundo, como Brasil, Índia e Camboja, grandes exportadores de arroz, os pesticidas estão a ser muito usados para proteger as produções, dizem.
Numa altura em que os agricultores na Europa estão em protesto, incluindo em Portugal, a Comissão Europeia anunciou esta semana a retirada de uma proposta que visava reduzir para metade o uso de pesticidas na agricultura até 2030.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Arroz usado na paelha corre o risco de desaparecer, avisam agricultores espanhóis
{{ noCommentsLabel }}