Setor dos biocombustíveis alvo de investigação por suspeitas de greenwashing
Autoridades europeias suspeitam de fraude nos óleos alimentares usados para a produção de biodiesel que são importados da China. Portugal também vai investigar.
O mercado dos biocombustíveis vai ser alvo de uma fiscalização, também em Portugal, pois existem suspeitas de que os biocombustíveis importados para a Europa podem não ter na sua composição matérias-primas tão “verdes” como dizem. Coloca-se a hipótese de fraude na obtenção de certificados verdes.
De acordo com a notícia avançada esta quinta-feira pelo Diário de Notícias, a Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE) vai levar a cabo uma ação de fiscalização, em colaboração com as investigações que estão a ser conduzidas pelo European Anti-Fraud Office.
Estas investigações surgem na sequência de alertas lançados em alguns países europeus, no final de 2023, relativos à suspeita de fraude na importação de óleos alimentares usados para produção de biodiesel, maioritariamente oriundos da China. A fraude investigada consiste na emissão e circulação de falsas declarações de matérias-primas e respetiva sustentabilidade. Em vez de se estarem a ser usados resíduos de óleo de palma para a produção de biocombustíveis, apontam os ambientalistas, estar-se-á a usar o próprio óleo de palma, com consequências nefastas para o ambiente.
Países como a Alemanha, a Irlanda e Itália também já anunciaram o avanço de investigações oficiais. Simultaneamente, a Comissão Europeia manifestou a intenção de investigar as suspeitas de que óleos alimentares usados da Indonésia estão a entrar na União Europeia (UE), via China e Reino Unido, para fugir ao fisco.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Setor dos biocombustíveis alvo de investigação por suspeitas de greenwashing
{{ noCommentsLabel }}