Ligação Lisboa-Madrid? Prioridade é ligação a Vigo, diz Infraestruturas de Portugal

A Infraestruturas de Portugal reconhece que uma ligação entre Lisboa e Madrid também seria importante, mas, neste momento, o país já tem um investimento "pesado" na ferrovia pela frente.

Miguel Cruz reconhece que seria importante “também” ter uma linha de Alta Velocidade a ligar Lisboa a Madrid. No entanto, o presidente da Infraestruturas de Portugal lembra que o país já tem pela frente um investimento financeiramente “pesado” na ferrovia e a prioridade é a ligação Lisboa – Porto e Porto – Vigo.

Se me pergunta uma ligação Lisboa a Vigo ou Lisboa a Madrid, tenho vontade de dizer Lisboa – Madrid também“, respondeu Miguel Cruz, numa intervenção durante a 6.ª edição da Fábrica 2030, uma conferência organizada pelo ECO na Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota, no Porto. Apesar de reconhecer que “a ligação a Madrid também tem uma determinada importância“, no entanto esta linha “ser prioritária em relação à escolha Lisboa – Porto e Porto – Vigo, a resposta é não“.

Fernando Alexandre, professor da Universidade do Minho, e Miguel Cruz, presidente da Infraestruturas de Portugal, durante a conferência Fábrica 2030, organizada pelo ECO no Porto

 

De acordo com o presidente da Infraestruturas de Portugal, a ligação a Espanha através da Alta Velocidade através do Norte do país tem uma vantagem competitiva, importante para dinamizar a atividade exportadora do país. De acordo com o responsável, esta ligação tem maior “relevância à qual acresce a possibilidade do transporte de mercadorias, pode ter aqui um exercício transformacional”.

Ainda que não veja a ligação ferroviária a Madrid como prioritária, Miguel Cruz adianta que “se quisermos planear já a ligação alta velocidade Lisboa a Madrid, a resposta é vamos a isso”. Contudo, o país já tem pela frente um “investimento pesado do ponto de vista financeiro, de capacidade da empreitada. Não podemos fazer tudo ao mesmo tempo. Precisamos ter este processo a correr bem e dentro dos prazos”.

Fernando Alexandre, professor da Universidade do Minho, e Miguel Cruz, presidente da Infraestruturas de Portugal, durante a conferência Fábrica 2030, organizada pelo ECO no Porto

 

O concurso público internacional para a construção do primeiro troço do projeto de alta velocidade entre Lisboa e Porto foi lançado em janeiro. Este concurso foi lançado para a construção do troço Porto-Oiã (Aveiro), que integra a primeira fase do projeto e que vai ligar Lisboa e Porto em uma hora e 15 minutos.

Os cálculos do Executivo apontam para um custo de 1.950 milhões para o troço, devendo a construção estar concluído em 2029, para entrar em funcionamento no ano seguinte. O segundo troço, entre Oiã e Soure, completará a chamada primeira fase do projeto, que permitirá encurtar a viagem entre Lisboa e Porto de 2h49 para 1h59 e tem um custo total de 3.550 euros.

A alta velocidade é um investimento absolutamente essencial do ponto de vista da competitividade“, refere o presidente da IP, que fala ainda em consequências “absolutamente transformadoras”, ao nível da mobilidade das pessoas, mas também no que diz respeito ao transporte de mercadorias.

“Hoje em dia, a generalidade de transporte por ferrovia faz-se ou cruza de alguma forma a linha do Norte. A separação/criação de um corredor para passageiros e o que isso potencia para as mercadorias tem uma implicação absolutamente extraordinária“, acrescenta.

Para Miguel Cruz, “temos de ter este investimento pensado com o que é a estratégia ferroviária”, pensando em ter “comboios de mercadorias mais longo, ligação eficiente aos portos, pensar como vamos chegar a uma zona industrial… Tem que ser uma estratégia inteligentemente conjugada”.

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