Autoridade europeia quer planos de resolução de bancos mais ágeis

  • ECO
  • 13 Fevereiro 2024

Conselho Único de Resolução, a autoridade central de resolução na União Bancária, anunciou esta terça-feira nova visão estratégica do Mecanismo Único de Resolução, que o Banco de Portugal integra.

A nova estratégia do Conselho Único de Resolução, a autoridade central de resolução na União Bancária, pretende agilizar os planos de resolução de bancos em dificuldades, com o objetivo de tornar o setor bancário europeu “ainda mais preparado para eventuais choques futuros”.

A autoridade liderada por Dominique Laboureix anunciou esta terça-feira a nova visão estratégica do Mecanismo Único de Resolução, que o Banco de Portugal integra, estabelecendo novas prioridades para o instrumento de resolução de instituições financeiras em situação problemática até 2028.

“Após um período em que o foco foi colocado na elaboração de versões iniciais dos planos de resolução e na construção da capacidade de absorção de perdas por parte das instituições de crédito (através da fixação e progressivo cumprimento dos designados requisitos de “MREL”), o CUR e as autoridades nacionais de resolução (…) identificam agora como prioridades estratégicas, entre outras, o reforço da operacionalidade desses planos e da preparação para a aplicação de medidas de resolução“, adianta o Banco de Portugal em comunicado.

“O objetivo é que, em caso de necessidade, cada plano de resolução possa ser implementado com eficácia e num curto espaço de tempo, tornando o setor bancário da União ainda mais preparado para eventuais choques futuros”, acrescenta.

A nova visão estratégica do Mecanismo Único de Resolução, denominada SRM Vision 2028, foi preparada ao longo dos últimos 12 meses e surge num momento de transição da função de resolução na União Bancária.

“O Banco de Portugal contribuiu muito ativamente para o desenvolvimento da nova estratégia do Mecanismo Único de Resolução, desenhada para que as autoridades de resolução reforcem ainda mais o seu contributo para que Portugal e a União Europeia continuem a usufruir de um sistema bancário estável e cada vez mais sólido e capaz de resistir a eventuais choques”, sublinhou o vice-governador do Banco de Portugal e presidente do Fundo de Resolução, Luís Máximo dos Santos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Autoridade europeia quer planos de resolução de bancos mais ágeis

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião