Incognito da Allianz já poupou milhões em fraudes
O sistema de Inteligência Artificial permite "regularizar os sinistros mais rapidamente e identificar a fraude logo na primeira oportunidade".
A Allianz Commercial, porta de entrada de empresas de média dimensão para a Allianz, detetou queixas de sinistros fraudulentas no valor de 77,4 milhões de libras (cerca de 90 milhões de euros), mais 10% que no ano anterior (onde foi de 70 milhões de libras ou 81 milhões de euros). Segundo o comunicado do grupo, o aumento de casos detetados (e, por isso, o aumento da poupança) está relacionado com o uso do Incognito, ferramenta de inteligência artificial que utiliza aprendizagem automática de computadores (conhecida por machine learning) para detetar potenciais queixas fraudulentas e as direcionar a um perito para a investigar.
Entre as principais tendências, destaca-se a tentativa de utilizar falsas autenticações emitidas pela seguradoras para cobrir o sinistro, relevando a potencial ligação deste ato ilícito com o roubo de identidade de companhias. Também fabricar um acidente que envolva um veículo, conhecido por “dinheiro por dano”, aumentou 25% face a 2022.
No ramo de Acidentes tem aumentado a fraude permitida por profissionais do setor. Já no ramo de Propriedades a Allianz verificou um aumento de 41% das investigações feitas a omissões deliberadas dos tomadores de seguro na contratualização da apólice, como não revelarem o seu histórico de acidentes, por exemplo. Neste último ramo, a empresa poupou 1,95 milhões de libras (ou 2,28 milhões de euros).
De acordo com o grupo, o aumento do custo de vida é um dos motivos para o aumento do risco de indemnizações fraudulentas.
“Em 2023, registámos um aumento generalizado em todos os aspetos da fraude no setor dos seguros. O nosso sucesso na deteção e nas medidas preventivas reside na excelente colaboração entre as nossas equipas, com estratégias eficazes e apoio dos nossos fornecedores e equipas de liderança”, disse James Burge, head of counter fraud da Allianz Commercial. O responsável considera que com desenvolvimento do Incognito o grupo consegue “regularizar os sinistros mais rapidamente e identificar a fraude logo na primeira oportunidade”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Incognito da Allianz já poupou milhões em fraudes
{{ noCommentsLabel }}