Quem são os oito executivos que saíram da Farfetch?
Entre os diretores de saída destaca-se a veterana da indústria de luxo Elizabeth von der Goltz, Kelly Kowal, e os portugueses Hélder Dias, diretor de produtos, e Luís Teixeira, diretor de operações.
A notícia, esta quinta-feira, da saída do português José Neves da liderança da Farfetch, menos de dois meses após o anúncio da venda aos sul-coreanos da Coupang e duas semanas após a conclusão do negócio, surpreendeu o mercado. Mas a saída do fundador e até então CEO do markplace de produtos de luxo luso-britânico é apenas a ponta do iceberg. Além do empresário português, a empresa agora liderada pelo dono da Coupang perdeu outros oito importantes diretores, num momento em que já está a ser apontada a porta de saída a muitos profissionais da Farfetch em Portugal.
Foi através de um email dirigido aos trabalhadores que a Farfetch informou que “José Neves decidiu demitir-se como CEO com efeitos imediatos” e “Hélder Dias, Kelly Kowal, Edward Sabbagh, Sindhura Sarikonda, Tim Stone, Luís Teixeira, Nick Tran e Elizabeth Von Der Goltz seguirão em frente para outros projetos”, não detalhando se estes executivos saem pelo próprio pé ou se já fazem parte do plano de despedimentos que a “nova” Farfetch vai implementar.
Na lista de diretores de saída sobressai o nome da veterana da indústria de luxo Elizabeth von der Goltz, que era diretora de merchandising, e a diretora de plataformas Kelly Kowal, juntamente com funcionários de longa duração daquele que foi o primeiro unicórnio de capital português, como os portugueses Hélder Dias, diretor de produtos, e Luís Teixeira, diretor de operações.
Veja quem são os executivos de saída da Farfetch.
Elizabeth von der Goltz, Chief Fashion and Merchandising Officer e CEO of Browns
Com uma longa carreira no mundo da moda, que inclui passagens pela MatchesFashion, Bergdorf Goodman e Net-a-Porter, Elisabeth von der Goltz chegou ao universo Farfetch apenas no ano passado, quando foi convidada para assumir o departamento de moda e merchandising da empresa e ser CEO da Browns Fashion.
A saída da veterana da moda foi apontada pelos meios especializados como uma das principais machadadas na equipa executiva da Farfetch, dada a sua experiência e ter sido uma das apostas da plataforma de roupa de luxo no início de 2023.
Kelly Kowal, diretora de plataformas
Kelly Kowal é outra das executivas que está de saída da Farfetch. A responsável pelas soluções de plataformas conta com uma longa carreira na tecnológica. Começou a trabalhar na Farfetch em novembro de 2010, como diretora de marketing digital. Com uma carreira de mais de duas décadas, exercia o cargo de diretora de plataformas há mais de quatro anos.
Com a entrada da Coupang, Kowal despede-se da Farfetch, agora controlada pelos sul-coreanos.
Luís Teixeira, diretor de operações
Luís Teixeira exercia as funções de diretor de operações, sendo responsável internacionalmente por todas as áreas de operações da Farfetch e pela supervisão de todas as equipas na área de service, order experience e content creation. Era ainda responsável por todas as operações da Farfetch nos quatro escritórios portugueses da empresa, no Porto, Lisboa, Guimarães e Braga.
Licenciado em Gestão e Engenharia Industrial pela Universidade do Porto e com um MBA em Logística pela Porto Business School, Luís Teixeira contava com quase 12 anos de Farfetch e era considerado um dos elementos mais importantes da equipa executiva.
Hélder Dias, diretor de produtos
O português Hélder Dias é outro dos membros da comissão executiva que abandonou esta semana a Farfetch. Há oito anos na equipa de Matosinhos, no Porto, Hélder Dias, enquanto diretor de produtos, era responsável por garantir a estratégia global, organização e alinhamento da equipa de Produto e Engenharia, tendo contribuído para a Farfetch se assumir como uma plataforma global no retalho de luxo.
Engenheiro de formação, passou os primeiros 15 anos de carreira a trabalhar com retalhistas em todo o mundo. Chegou à Farfetch em 2016 e liderava toda a estratégia de evolução de produtos do primeiro unicórnio de capitais portugueses.
Tim Stone, administrador financeiro
Tim Stone foi apontado como o novo chief financial officer (CFO) da Farfetch apenas no passado mês de setembro, substituindo no cargo Elliot Jordan, cuja saída tinha sido anunciada em fevereiro do ano passado. Foi ele quem apanhou com a turbulência financeira da plataforma de bens de luxo, antes da venda à Coupang, devido à iminência de uma entrada em situação de rutura financeira.
“Este é um momento maravilhoso para ingressar na Farfetch. A empresa está a liderar, com sucesso, a digitalização da indústria da moda de luxo, colocando-a no centro de um mercado de crescimento global de longo prazo. Com o foco nos nossos clientes e parceiros, no crescimento lucrativo e na execução operacional, estamos bem posicionados para impulsionar a geração de fluxo de caixa livre”, comentava em comunicado no passado mês de agosto.
Formado em contabilidade pela University of Southern California, nos Estados Unidos, ao longo da sua carreira profissional, Tim Stone passou pela Ford, tendo desempenhado a função de CFO, e pela Amazon, onde esteve mais de 20 anos, assumindo, por último, o cargo de vice-presidente. Sai da Farfetch menos de meio ano depois de ter sido contratado.
Sindhura Sarikonda, presidente da Farfetch na América
Sindhura Sarikonda foi contratada em janeiro de 2023 para assumir a operação no continente americano. Sete meses depois, em setembro, juntou-se à comissão executiva da plataforma criada por José Neves. A sua contratação foi anunciada na mesma altura que a de Elizabeth von der Goltz.
No currículo, Sarikonda, que é formada pela universidade da Pensilvânia, acumula cargos na Klarna, Walmart eCommerce e na Jet.com.
Edward Sabbagh, Chief Marketplace Officer
Edward Sabbagh iniciou a sua carreira na Farfetch em 2017. Na empresa desempenhou vários cargos como diretor, até assumir o cargo de chief marketplace officer em setembro de 2022, altura em que passou também a integrar o quadro de executivos da empresa.
O seu percurso profissional começou, contudo, no mundo financeiro, tendo iniciado a sua vida profissional na KPMG, onde trabalhou na área bancária e de fundos de investimento. Mais tarde juntou-se à L’Óreal, onde desempenhou funções de analista financeiro, tendo ainda passado pelo Chalhoub Group, antes de se ter juntado à Farfetch.
Nick Tran, Chief Marketing Officer
O ex-TikTok Nick Tran foi contratado em abril do ano passado, ficando a reportar a Edward Sabbagh, o então chief marketplace officer. Ficou responsável pelas operações de marketing a nível global, com especial foco nas gerações mais jovens, os millennials e a geração Z.
Com uma carreira de mais de 20 anos, Tran tem experiência premiada na construção de marcas, no desenvolvimento de equipas de elevado desempenho e na criação de estratégias de marketing inovadoras. Além de ter ganho vários prémios de marketing, passou ainda pela plataforma Hulu, onde desempenhou o cargo de vp of brand and culture marketing, e pela Samsung, como diretor de marketing e head of social media & brand culture.
“O marketing de sucesso requer inovação constante e vontade de ir mais além, algo que Nick mostrou no TikTok [onde exerceu funções de diretor de marketing global]. Com Nick no comando dos nossos esforços de marketing e incríveis equipas de marketing global, estou confiante que a nossa marca continuará a prosperar e a evoluir, o que é um foco fundamental para o novo capítulo dos marktplaces da Farfetch”, adiantou Edward Sabbagh, o antigo Chief Marketplace Officer da Farfetch, aquando da contratação.
Com a saída destes oito diretores, cai metade da equipa executiva da Farfetch. José Neves deixa de ser CEO mas vai continuar para já na empresa, a prestar serviços de consultoria, nesta fase de transição de gestão para as mãos dos sul-coreanos.
Já nos próximos dias deverão ser conhecidos novos detalhes sobre o plano de despedimentos da companhia, que vai abranger entre 25% e 30% das equipas a nível global.
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