Comissão Europeia vai apresentar proposta de estratégia industrial de defesa
Bruxelas quer aumentar os gastos com defesa, "gastar melhor" com compras conjuntas e acordos para proporcionar previsibilidade à indústria.
A Comissão Europeia vai apresentar uma proposta de estratégia industrial de defesa dentro de três semanas, revelou este sábado a presidente da comissão, Ursula von der Leyen, e também abrirá um escritório de inovação em defesa na Ucrânia.
“A Europa tem de reforçar a base industrial… Sou uma transatlântica convicta e, ao mesmo tempo, temos de construir uma Europa forte e isso anda de mãos dadas“, afirmou von der Leyen num painel na Conferência de Segurança de Munique, citada pela Reuters.
Adiantou que Bruxelas quer aumentar os gastos com defesa, “gastar melhor” com compras conjuntas e acordos para proporcionar previsibilidade à indústria e melhor interoperabilidade entre as forças armadas da Europa, e concentrar os gastos na Europa para manter “bons empregos” para os contribuintes que pagam a conta.
Von der Leyen defendeu que a Ucrânia deve ser integrada nos programas de defesa da Europa, uma vez que a Rússia está a “superar a Ucrânia” em número de soldados e a “lançar armas rápidas e sujas produzidas na Coreia do Norte e no Irão”.
Do lado da ajuda financeira, von der Leyen disse que era do interesse dos EUA aprovar um projeto de lei – atualmente paralisado no Congresso – para fornecer mais ajuda à Ucrânia, já que a medida simbolizava as democracias enfrentando os autocratas.
“Não se trata apenas da guerra da Rússia na Ucrânia e das tentativas de Putin de desestabilizar as democracias, mas de todos os outros adversários autocráticos que estamos observando muito de perto… se as democracias permanecem unidas, estão determinadas, mostram determinação”, explicou.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Comissão Europeia vai apresentar proposta de estratégia industrial de defesa
{{ noCommentsLabel }}