Cox Energy e Greening crescem acima dos grandes valores do setor até agora este ano
Os valores médios de renováveis e utilidades têm iniciado o ano destacando-se da trajetória na Bolsa das grandes empresas.
É o caso da Cox Energy e Greening, que acumulam desde o início do ano uma valorização de 12,71% e 6,71%, respetivamente.
No caso da vertical de energia da Coxabengoa, ela superou o seu preço inicial na bolsa -1,73 euros, e encerrou a última sessão da semana cotada a 2,04 euros, o que eleva a sua capitalização de mercado a 336,7 milhões.
Junto com a multinacional presidida por Enrique Riquelme, destaca-se a evolução da Greening, que também estreou no ano passado e valorizou-se de 5,07 euros para 5,4 euros na sexta-feira. O valor da empresa dirigida por Ignacio Salcedo chega a 157,4 milhões, embora ainda distante dos 185 milhões com os quais entrou na bolsa espanhola.
Ambas superam assim o desempenho dos valores de maior porte do setor no Mercado Continuo, que apresentam resultados positivos mínimos. Assim, os títulos das grandes empresas de energias limpas e utilidades registam quedas de dois dígitos, como a subsidiária energética da Acciona, Acciona Energía, que perde cerca de 24% desde o início do ano, indo de 28 euros para os 21,14 euros registados no fechamento da sexta-feira; ou a Naturgy, cujas perdas giram em torno de 15% desde os 26,90 euros com os quais iniciou as negociações em 2024 até os 22,94 euros nos quais encerrou a sua última sessão semanal.
No caso da Solaria, as perdas superam os 30%, enquanto a Iberdrola ressente-se em cerca de 9%, fechando a 10,78 euros (iniciou a 11,88 euros). A única que se mantém é a Redeia, que praticamente encerrou sem alteração, a 14,72 euros por ação, considerando que começou 2024 com um preço de 14,91 euros. E, por fim, Grenergy e Soltec também registam quedas em torno de 15% e 10% respetivamente.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Cox Energy e Greening crescem acima dos grandes valores do setor até agora este ano
{{ noCommentsLabel }}