Mexidas na administração do BPI. Entram dois novos administradores executivos
Ana Rosas Oliveira e Afonso Fuzeta Eça vão substituir Pedro Barreto e Francisco Barbeira no cargo de vogais do banco. Decisão aguarda acordo das autoridades de supervisão.
O BPI nomeou para novos administradores executivos do banco Ana Rosas Oliveira e Afonso Fuzeta Eça, que desempenham, atualmente, funções na direção executiva da instituição bancária. Oliveira e Eça irão, assim, substituir, Pedro Barreto e Francisco Barbeira, que pediram a demissão, segundo a informação comunicada esta segunda-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). A decisão aguarda aval das autoridades de supervisão.
“O conselho de administração do banco BPI informa que decidiu cooptar como novos vogais do conselho e membros da sua comissão executiva a dra. Ana Rosas Oliveira e o dr. Afonso Fuzeta Eça”, de acordo com o mesmo comunicado.
O início do mandato destes dois novos administradores está, porém, “dependente do necessário acordo das autoridades de supervisão”, segundo a nota que o banco enviou à CMVM.
A instituição bancária, liderada por João Pedro Oliveira e Costa, esclarece que “a nomeação dos dois novos administradores resulta do pedido de renúncia apresentado pelos administradores executivos dr. Pedro Barreto e Eng. Francisco Barbeira, com quem foram celebrados acordos de cessação dos vínculos com o banco”.
Assim, o “conselho de administração deliberou entregar as responsabilidades dos administradores renunciantes aos administradores executivos em efetividade de funções até que, nos termos da lei, os respetivos substitutos possam iniciar os seus mandatos”, indica o BPI.
Os dois novos administradores cooptados desempenham atualmente funções na direção do BPI: Ana Rosas Oliveira é diretora executiva, responsável pela direção de marketing de empresas, e Afonso Fuzeta Eça é diretor executivo, responsável pela direção de canais e Inovação.
“O conselho de administração expressa publicamente o seu apreço e reconhecimento pelo importante contributo para o desenvolvimento do banco que deixam Pedro Barreto, colaborador desde 1988 e administrador executivo desde 2004, e Francisco Barbeira, colaborador desde 1996 e administrador executivo desde 2017”, lê-se no mesmo comunicado.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Mexidas na administração do BPI. Entram dois novos administradores executivos
{{ noCommentsLabel }}