O futuro do trabalho, negócios, tecnologia e inteligência artificial

  • Zahra Jivá
  • 1 Março 2024

Dar prioridade às relações humanas autênticas no meio da interação digital pode revelar-se uma vantagem na criação da melhor estratégia de vendas para a sua empresa.

O início do ano traz consigo uma reflexão aprofundada sobre os desafios que se avistam no novo ano e como vamos conseguir alcançar objetivos nas semanas seguintes. Por isso, é agora que os profissionais de vendas redefinem as suas prioridades para o primeiro trimestre.

Na vanguarda de 2024 está a imparável onda de inovação tecnológica. O relatório The State of Sales & Marketing da Pipedrive revela que as empresas que priorizam investimentos em tecnologia têm menos preocupações com o aumento do volume de trabalho, em comparação a outras. O resultado deste inquérito revela também que as empresas que investem mais tecnologia têm 18% mais probabilidades que a sua empresa cresça anualmente. Dito isto, é tentador confiar em novas e excitantes tecnologias, mas, neste setor, o truque passa por encontrar um equilíbrio entre a tecnologia e a ligação humana para maximizar o processo de venda.

À medida que embarcamos em 2024, vamos olhar para o futuro e refletir sobre três tendências iminentes que prometem moldar o setor dos negócios este ano.

Tecnologias em evolução

No mundo em que vivemos, a tecnologia surge como um fator-chave de progresso e resiliência no panorama empresarial de 2024. Por um lado, Report State of Sales & Marketing da Pipedrive evidencia que as empresas que investem em tecnologia estão mais esperançosas no que toca ao crescimento e menos preocupadas com a carga de trabalho de cada colaborador. Por outro, a tecnologia revela-se essencial para os vendedores. Estes vão continuar a aperfeiçoar as suas estratégias de vendas digitais e a procurar ativamente plataformas tecnológicas que vão além da mera gestão de dados. A tecnologia tem mostrado novas formas de criar experiências únicas de cliente, sem falhas, ao mesmo tempo que promove relações duradouras. Cabe aos profissionais de vendas decidir de que forma querem usar as tecnologias disponíveis para oferecerem vantagens vencedoras.

IA: A coexistência da tecnologia e da humanidade

A inteligência artificial tornou-se (quase) omnipresente mas as empresas e os comerciais ainda estão a compreender o seu potencial para aumentar as vendas. Entretanto, as competências interpessoais continuam a ser cruciais num mundo que está repleto de novas ferramentas artificiais. A entrega de valor ao cliente, a criação de confiança e o estabelecimento de ligações genuínas são áreas em que a IA fica aquém das expectativas, o que prova a importância duradoura da interação humana. Embora a IA esteja por todo o lado, não se pode substituir o valor do verdadeiro envolvimento humano. As empresas, conscientes deste facto, são cautelosas quanto à adoção total de modelos de vendas e de atendimento ao cliente baseados em IA. Prevalece o sentimento de que, pelo menos num futuro próximo, a IA não pode replicar a profundidade da ligação humana e a confiança que esta incute tanto nos clientes como nas empresas.

Entrada da geração Z no mercado de trabalho

Um artigo publicado no Fórum Económico Mundial afirma que a Geração Z representará cerca de 27% da força de trabalho até 2025. A tecnologia tem feito parte da vida da Geração Z desde o início e um conjunto mais jovem de consumidores com conhecimentos tecnológicos está a entrar na força de trabalho profissional e a acelerar a transição digital. A mentalidade de colocar a tecnologia em primeiro lugar funciona como um farol, inspira outros a abraçar o poder de um ecossistema tecnológico totalmente integrado. A distinção entre a execução de modelos de vendas em folhas de cálculo e a adoção de plataformas de vendas digitais torna-se um fator essencial para alcançar um crescimento sustentado e captar audiências emergentes.

Embora a utilização de plataformas digitais para chegar à Geração Z seja uma abordagem de vendas integral, a ligação humana continua a ser importante para eles. É inegável que a digitalização ligou as pessoas de uma forma nunca vista ao longo da história da humanidade. Estar constantemente conectado digitalmente tornou-se num modo de vida. No entanto, estudos afirmam que, paralelamente ao aumento da conectividade, a tendência para se sentir desligado ou solitário também está a aumentar, uma vez que as interações na vida real se tornaram secundárias em comparação às digitais. Paradoxalmente, a comunicação cara a cara, as ligações humanas genuínas e a empatia são mais importantes do que nunca. Dar prioridade às relações humanas autênticas no meio da interação digital pode revelar-se uma vantagem na criação da melhor estratégia de vendas para a sua empresa. Afinal de contas, as pessoas compram experiências e emoções, e não apenas produtos ou serviços.

Em 2024, a inovação tecnológica e a sensibilidade humana fundem-se na perfeição para uma conduta de vendas saudável. O grande desafio dos profissionais de vendas está na sua capacidade de dominar a delicada interação entre a proeza tecnológica e o sentimento genuíno e intemporal do envolvimento humano.

  • Zahra Jivá
  • Director of Global Sales Strategy na Pipedrive

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