Sabseg Group fechou a aquisição da Sabseg Portugal

O negócio de troca de participações entre Sabseg e a Miura Partners está concluído. Miguel Machado vai liderar a gestão de Portugal. Querem ser os maiores corretores independentes na Ibéria.

O Grupo Sabseg, corretor espanhol de seguros independente, selou a aliança com a Sabseg Seguros, a maior sociedade corretora de seguros em Portugal. Em conjunto, o grupo fechou 2023 superando os 530 milhões em prémios intermediados, um crescimento de 18%, excluindo aquisições, em relação ao ano anterior. A Sabseg, agora ibérica, quer duplicar esse atual volume de prémios intermediados para 1.000 milhões de euros dentro de cinco anos.

Miguel Machado continuará a liderar os negócios da Sabseg em Portugal e países lusófonos para além de uma posição de referência na estrutura ibérica.

A equipa de gestão, liderada pelo seu presidente e CEO Miguel Machado, continuará a assumir o projeto em Portugal e nos países de língua portuguesa. Miguel Machado vai reinvestir e torna-se o acionista de referência no Sabseg Group, com posição na administração do grupo ibérico.

“O nosso objetivo é sermos número 1 na península ibérica entre os grupos de corretagem independentes”, diz Miguel Machado, acrescentando que irão prosseguir com passos para crescer negócios em Portugal que considera ter um mercado de corretagem muito “atomizado”. Vê ainda oportunidades de crescimento em Espanha, país em que, por exemplo, os seguros de acidentes de trabalho não são obrigatórios.

Miguel Machado, conclui que “com esta aliança a Sabseg fica muito mais forte, ao mesmo tempo que iniciamos um novo capítulo na nossa história de sucesso. Além disso, estamos perfeitamente alinhados com nossos novos parceiros. A sua visão e ambição de crescimento enquadram-se nos nossos valores fundadores”.

Carles Alsina, CEO do Grupo Sabseg, disse ao fechar o acordo esta quinta-feira: “Estamos muito satisfeitos por termos fechado a aliança com a Sabseg Seguros, incorporando ao grupo o maior corretor de Portugal, além de experiência, capacidades e extensa rede comercial”. Alsina reforçou que esta operação “confirma a nossa estratégia baseada na incorporação de corretores adequados, num forte investimento em tecnologia e na aposta no talento das equipas, ao mesmo tempo que definimos o rumo do nosso plano de crescimento que visa atingir 1.000 milhões de prémios nos próximos cinco anos”.

A operação, que teve assessoria financeira da Clearwater International, estabeleceu que a entrada no capital foi realizada através da aquisição de uma participação de 60% da holding portuguesa Sabseg, S.A, pelo Miura Fund III, um fundo gerido pela catalã Miura Partners, SGEIC, assumindo assim o controlo indireto na Sabseg – Corretor de Seguros, S.A, a maior sociedade com autorização da ASF para operar na corretagem de seguros em Portugal.

A Sabseg Corretora obteve, em 2022, um volume de negócios superior a 36 milhões de euros atingindo quase sete milhões de euros de lucros, sendo ambos os indicadores cerca de 15% superiores aos obtidos em 2021, enquanto a Sabseg S.A., também em 2022, atingiu um lucro líquido de 6,8 milhões de euros e um EBITDA de 7,3 milhões de euros.

Os valores do negócio não foram revelados, mas fonte familiar à transação indicou que a avaliação da empresa, em junho passado, estaria próximo dos 200 milhões de euros.

Carlos Alsina, CEO do Sabseg Group: “O rumo do nosso plano de crescimento que visa atingir 1.000 milhões de prémios nos próximos cinco anos”.

Por sua vez, a Sabseg SA passou a deter 40% do capital da espanhola Sabseg Group e impôs o seu nome ao novo conglomerado, quando a ele se juntou nas conversas preparatórias realizadas no ano passado. Segundo ECOseguros apurou, os acionistas principais da Sabseg S.A. que, para além de Miguel Machado, são Fernando Araújo, Mário Ferreira, Inácio Sousa e José António Pereira, vão manter as suas participações proporcionais na nova estrutura, bem como as suas atuais funções na gestão.

A Sabseg Seguros foi fundada em 1999, está presente, com 38 escritórios próprios, em Portugal, tendo também escritórios no Brasil, em Angola e em Moçambique. Emprega mais de 300 colaboradores, indica que gere anualmente mais de 350 milhões de euros em prémios de seguro e que conta com mais de 200 mil clientes particulares e empresariais.

Já a Sabseg Group acelerou a sua consolidação em Espanha, incorporando cinco corretoras nos últimos seis meses: Adell, Poolsegur, Carantia, ICBA e Arrenta. Após estas aquisições, o grupo reafirma o seu modelo de crescimento e proposta de valor baseado na “incorporação de corretoras líderes por nicho de especialidade e abrangência geográfica”. Nesse sentido, o Sabseg Group assumiu posição relevante nos segmentos empresarial, agrícola, crédito e fiança, crédito internacional, náutico, clientes particulares e arte, além de oferecer seguros gerais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sabseg Group fechou a aquisição da Sabseg Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião