Semana del Seguro: Um elefante com riscas de zebra
José Miguel Costa esteve em Madrid na Semana Del Seguro organizada pelo INESE e traz as novidades que sentiu por lá. O segurador do Eurobic fala da omniexperiência, passo seguinte da omnicanalidade.
O lema “Piensa en grande, sé diferente” foi o mote da 31ª Semana Del Seguro que decorreu nos passados dias 20, 21 e 22 de fevereiro e onde a imagem de um elefante com riscas de zebra ia surgindo por todo o pavilhão norte da Feira de Madrid.
Numa organização do INESE, o evento manteve durante três dias o convite a profissionais e empresas para adotarem uma mentalidade audaz, procurar metas ambiciosas e ver na singularidade um catalisador para o êxito.
Fóruns, jornadas, debates profissionais, espaços radiofónicos, destaque dos melhores profissionais do setor com a entrega dos prémios GEMA, tudo acontece nestes durante estes 3 dias, numa edição que pela primeira vez ultrapassou os 5.750 visitantes a que se juntou um número record de expositores.
Num ambiente empresarial dinâmico e desafiante, a diferenciação pode marcar a pauta para o êxito.
E foi mesmo com pauta que se iniciaram os trabalhos do primeiro dia de jornada ao som do piano no Fórum de Alta Direção Seguradora, onde se discutiram os novos horizontes, os novos destinos e desafios globais para o mundo segurador.
A abertura com Mirenchu del Valle – Presidente da UNESPA (União Espanhola de Entidades Seguradoras e Resseguradoras), na companhia de Diego Abellán da Accenture e todo um conjunto de representantes das seguradoras espanholas onde ficaram claras as referencias para importância fundamental da Inteligência Artificial (IA), a reinvenção do setor segurador, os novos caminhos e os desafios globais do setor, o que este aporta à sociedade espanhola onde vale mais de 30% do PIB português (76 mil milhões de euros). A consolidação deste mercado que, comparado com o mercado Italiano tinha metade da dimensão em prémios, mas possuía o dobro dos operadores, bem como o fosso existente entre os capitais seguros com coberturas protetoras das alterações climáticas e o risco, que segundo a EIOPA é de 70%, foram destaque.
Foram estes alguns dos temas principais desta sessão, que foi desde o seu início acompanhada com o piano de um diretor de orquestra onde de forma paralela se iam abordando os temas da importância da direção nas empresas, por analogia com uma orquestra. Para quem dirige uma orquestra, não basta cumprir a partitura, é preciso senti-la e mais ainda, inspirar a orquestra. Da mesma forma se devem dirigir as empresas de sucesso!
Na tarde do primeiro dia, vimos abordadas as estratégias para os canais de distribuição nas jornadas Generali e Mapfre, a visão da KPMG para os desafios e oportunidades da tecnologia no setor segurador, com especial enfoque na gestão do risco tecnológico e da diretiva DORA que regulará a gestão e supervisão da cyber resiliência nas companhias de seguros. Esta diretiva da EIOPA será aplicada a partir de janeiro de 2025 e tem já calendarizada as várias fases de implementação com o início dos testes de stress já iniciados em janeiro deste ano.
No segundo dia foi a vez do Lloyd`s Meeting Point onde os visitantes tiveram oportunidade de contactar as agências de subscrição que participaram na Semana Del Seguro e de conhecer melhor a oferta do mercado londrino, a sua maneira de operar e o seu conhecimento para desenvolver novas formas de seguros.
Este ano contou com a participação de 16 agências espanholas onde se incluía a Hispania que possui escritórios e opera em Portugal nas áreas de D&O, seguros patrimoniais, responsabilidade civil e seguro de rendas. Em Espanha a Lloyd`s apresenta as ofertas já referidas e outras tão variadas como seguros de cascos, maquinaria e P&I para embarcações, joalharias, instrumentos musicais, seguro de contingências, coleções de arte, cyber, seguro de M&A (fusões e aquisições) entre outros.
Neste segundo dia os visitantes puderam inteirar-se de temas como a Inteligência Artificial e o seu avanço a uma velocidade exponencial que surpreende por tudo o que é capaz de fazer e tudo o que possível aportar ao setor dos seguros. A tecnologia que mudou tudo – IA generativa – foi também o tema da Moody`s Analytics que apresentou vários casos de adaptação desta tecnologia ao setor segurador em colaboração com a Microsoft e a Google. Já na apresentação da Charles Taylor, Juan Mazzini, prometeu não falar de IA generativa, mas sim da reinvenção de novos canais na distribuição das seguradoras.
Se até há pouco tempo as seguradoras analisavam a Omnicanalidade da sua distribuição, o passo seguinte passará pela Omniexperiência. O importante para as organizações será que a qualidade de serviço ao cliente não baixe em função do canal que está a ser utilizado. Numa análise da Bloomberg, 67% dos clientes percebe que a experiência nos diversos canais não é a mesma e depende do canal utilizado. A Omniexperiência trará impactos em todas as fases do processo comercial.
Na apresentação da RedsaFuture abordou-se o tema de como a tecnologia está a mudar a cadeia de valor nos seguros de saúde com uma entrevista de Eliseo Gómez Alvarez a Silvia Hernandez – diretora do setor financeiro e seguros da Microsoft Espanha, seguido de uma mesa-redonda.
Ainda no segundo dia, Susana Pérez, fundadora da #RedEWI (Empower Woman in Insurance) e diretora geral do INESE deu as boas-vindas aos visitantes e lembrou que “o que parecia algo utópico há cinco anos, é hoje uma realidade. A #RedEWI é uma rede de profissionais que tem como objetivo atingir 40% de mulheres gestoras no setor segurador até 2025, sendo hoje esse número de 30%. A sua missão passa também por consolidar-se como um “Observatório de Igualdade”. Este observatório tem como missão dar visibilidade e reconhecer as iniciativas mais notáveis nesta área.
No terceiro e último dia decorreu no hall principal a participação das principais seguradoras espanholas, o XXII Encontro de Corretores com a entrega dos Prémios GEMA (Gestão Empresarial da Mediação de Seguros) que reconhecem os melhores projetos promovidos por mediadores de seguros com base numa melhoria empresarial, uma melhor adaptação à evolução do mercado e da sociedade e ao fortalecimento da imagem do setor segurador.
Também a AMAEF – Associação dos Profissionais de Bancasseguros – realizou o seu fórum, este ano com o foco no tema regulatório da EIOPA para a Estratégia de Investimento de Retalho (RIS).
A Lloyd`s voltou no final do terceiro dia com o tema Desafios e Futuro da Subscrição, tendo um painel moderado por José Nuñez – Country Manager Espanha e Portugal da Lloyd`s Europe, com a participação nacional de Alfredo Martinez da Coverholder Hispania. Neste painel foram analisados os principais desafios num futuro marcado pela digitalização, por problemas geopolíticos, pela inovação e novos produtos de seguros.
Uma nota final para estes três dias que voltaram a ser de sucesso completo para a indústria seguradora num evento que começa a ter cada mais adesão de agentes e corretores nacionais.
Em 2025 haverá mais, será por certo no mês de fevereiro, mas até lá é importante continuar a pensar em grande e ser diferente.
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