SNS pode contratar até 900 médicos reformados em 2024

Número de médicos aposentados que podem exercer funções no SNS sobe de 587 em 2023 para 900 durante este ano. Regresso ao ativo com contrato de trabalho a termo certo, que pode ser renovável.

Para colmatar as falhas no Serviço Nacional de Saúde (SNS), foi permitida a contratação de médicos aposentados num regime excecional aprovado já em 2010, mas que continua a ser utilizado hoje em dia. Este ano podem ser contratados até 900 médicos reformados, num aumento face ao número definido para os últimos dois anos.

No despacho publicado esta sexta-feira em Diário da República é fixado o contingente de médicos aposentados que podem exercer funções no SNS para os anos de 2022-2024. Enquanto em 2022 o limite para a celebração ou renovação de contratos de trabalho com estes médicos era de 427, este número subiu para 587 em 2023.

E em 2024 é mesmo permitido contratar até 900 médicos reformados para o SNS, sendo que o valor fixado para cada ano “pode ser acrescido do saldo que resultar do ano anterior”.

No ano passado, o número de médicos reformados a trabalhar no SNS bateu um recorde ao atingir 478 profissionais com um contrato de trabalho a termo certo, em junho.

Neste regime, os médicos reformados podem regressar ao ativo e exercer funções remuneradas no SNS com um contrato de trabalho a termo certo, que pode ser renovável. Para regressarem, os médicos só necessitam de autorização prévia do ministro da Saúde e que fundamente o interesse público excecional da contratação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

SNS pode contratar até 900 médicos reformados em 2024

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião