Empoderamento em ação: ideias chave para mulheres no mundo empresarial

  • Andrea C. Johnson
  • 8 Março 2024

É essencial uma aliança entre homens e mulheres para enfrentar a desigualdade de género no trabalho e na sociedade. Os homens devem reconhecer o seu papel na promoção da igualdade e agir como aliado.

Muitos países ocidentais celebram o Dia Internacional da Mulher no dia 8 de março. Este acontecimento global é dedicado ao reconhecimento das contribuições e realizações das mulheres na sociedade.

Como líder sénior do sexo feminino no setor da tecnologia há mais de duas décadas, faço questão de estar envolvida no debate atual sobre a igualdade de género nas áreas da ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). Reconheço os desafios que enfrentamos, especialmente considerando que, de acordo com o estudo “Women in Tech” da McKinsey & Company, as mulheres ocupam apenas 22% de todos os cargos tecnológicos nas empresas europeias. Por essa razão, estou comprometida em usar a minha voz e em realizar uma liderança inclusiva.

Esta data é uma boa oportunidade para refletir sobre como podemos inspirar a inclusão no nosso local de trabalho… Comecemos pela mentoria e orientação ativa.

Mentoria e orientação ativa

Como mostram as estatísticas da Gartner, 39% das mulheres acreditam não ter as mesmas oportunidades de progressão que os colegas do sexo masculino. Uma solução para tentar contrariar esta desigualdade, poderia ser através de oportunidades de orientação ativa.

Estas oportunidades de mentoria são uma forma para as profissionais do género feminino expandirem a sua rede de contactos e de se concentrarem na forma como podem aumentar o seu conjunto de competências e, consequentemente, de serem reconhecidas para promoções. Para apoiar a carreira, as organizações podem oferecer workshops de desenvolvimento de liderança centrados na mulher ou seminários de empreendedorismo com sessões específicas sobre negociação ou liderança inclusiva.

Além disso, as funções estão a mudar – a tecnologia está a avançar a grande velocidade e os trabalhadores do setor tecnológico são, agora mais do que nunca, convocados para liderar o crescimento das empresas. Neste tipo de circunstâncias, a mentoria sénior e a oportunidade de acompanhar os executivos de topo para aprender mais sobre como gerir uma empresa de sucesso são uma forma de apoiar uma mentalidade de crescimento e de inclusão.

Conexão

Embora as mulheres em início de carreira tenham muitas vezes necessidades diferentes das dos líderes masculinos tradicionais, descobri que também temos muito em comum. Como tal, devemos aproveitar essa semelhança e experiência partilhada para construir uma base sobre a qual possamos atuar em uníssono e em direção a uma sociedade em que o género feminino tenha oportunidades, experiências e reconhecimento iguais no setor das STEM.

Aliança

A aliança é uma parte fundamental do apoio. Os dados continuam a sugerir a existência de um preconceito de género em muitos setores de atividade com salários elevados (tecnologia, finanças, engenharia, vendas) e a disparidade salarial mantém-se. Segundo os dados da edição de 2023 do Barómetro das Diferenças Remuneratórias entre Mulheres e Homens, a diferença salarial entre homens e mulheres equivale a 48 dias de trabalho pagos aos homens, mas não remunerados às mulheres. Embora a disparidade salarial de género tenha vindo a diminuir, de 17,9% em 2010 para 13,1% em 2021, as mulheres ainda recebem, em média, menos do que os homens, o que representa uma diferença de 150,30 euros em números absolutos, em comparação com os homens.

Algumas das mensagens mais poderosas que ouvi sobre as mulheres na tecnologia vieram de CTOs masculinos com filhas que observam o panorama atual e mostram vontade de fazer uma mudança. É essencial uma aliança entre homens e mulheres para enfrentar as desigualdades de género no local de trabalho e na sociedade. Os homens devem reconhecer o seu papel na promoção da igualdade e agir como aliados na luta por uma mudança significativa.

Advogar para a mudança

A mudança não acontece de um dia para o outro, mas as pequenas ações podem facilitar a sua concretização. Participar em conversas ou eventos sobre mudanças e políticas é uma forma muito prática de mostrar a sua posição em relação ao tema. Ao apoiar políticas que ajudem a colmatar as disparidades entre homens e mulheres, estará a incentivar as partes interessadas e os seus colegas a fazerem o mesmo.

Embora o Dia Internacional da Mulher seja uma oportunidade incrível para chamar à atenção para as questões de género nas empresas, não deve ser algo de que se fale apenas durante um dia. Não existe uma solução rápida, o importante é estar nisto a longo prazo e definir o que podemos mudar. Ser consistente na abordagem é a chave. Apoiar a inclusão pode ser desgastante, mas prestar o devido apoio e fazer uma liderança inclusiva às mulheres da sua empresa ao longo de todo o ano, é assumir a sua parte.

“Quando inspiramos os outros a compreender e a valorizar a inclusão das mulheres, criamos um mundo melhor. E quando as próprias mulheres se inspiram para serem incluídas, há um sentimento de pertença, relevância e capacitação. Coletivamente, vamos construir um mundo mais inclusivo para as mulheres.”

  • Andrea C. Johnson
  • CIO da Pipedrive

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Empoderamento em ação: ideias chave para mulheres no mundo empresarial

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião