Afluência às urnas até ao meio-dia acima das últimas eleições. Votaram 25,21% dos eleitores inscritos

Até às 12h votaram mais de 2,7 milhões de eleitores. Trata-se de um número 8,3% acima dos números registados nas eleições anteriores realizadas em janeiro de 2022.

Os portugueses estão a afluir às urnas a um ritmo mais elevado do que nas últimas eleições legislativas, realizadas a 30 de janeiro de 2022. Até ao meio-dia deste domingo, tinham votado 25,21% dos 10.819.122 eleitores inscritos, segundo dados divulgados pelo Ministério da Administração Interna (MAI) recolhidos nas cerca de 13 mil mesas de votos disponíveis.

Trata-se de 1,94 pontos percentuais acima da taxa de afluência de 23,27% registados nas eleições legislativas de 2022 também até às 12h de 30 de janeiro, cujas eleições terminaram com uma taxa de abstenção final de 48,54%, segundo dados da Comissão Nacional de Eleições.

“Há um pequeno acréscimo. É um sinónimo de maior participação. Vamos ver se ao longo do dia a participação se mantém“, refere Fernando Anastácio, presidente do Conselho de Nacional de Eleições.

As assembleias de voto para as eleições legislativas abriram às 8 horas deste domingo em Portugal Continental e na Madeira, e encerrarão às 19 horas. Após essa hora só podem votar os eleitores que se encontrem na assembleia de voto. Nos Açores, as mesas de voto abriram e vão encerrar uma hora depois em relação à hora de Lisboa, devido à diferença horária.

Fernando Anastácio revela que “todas as mesas abriram às 8 da manhã”, salientando que isso “é um fator muito significativo e a registar.”

Segundo a Comissão Nacional de Eleições estão registados 10.819.122 eleitores, menos 1.215 do que nas anteriores legislativas, em 2022. Quase um terço dos eleitores estão localizados em Lisboa e no Porto, que em conjunto agregam mais de 3,5 milhões de pessoas. No canto oposto está Portalegre com pouco mais de 93 mil eleitores registados.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Afluência às urnas até ao meio-dia acima das últimas eleições. Votaram 25,21% dos eleitores inscritos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião