Os principais pilares da formação e desenvolvimento para 2024

  • Cláudia Cerqueira
  • 22 Março 2024

O investimento na formação e na criação de uma cultura de aprendizagem dentro de uma organização poderá ter o poder de ditar o sucesso da mesma.

As oportunidades de formação e desenvolvimento (L&D) são essenciais para construir uma cultura organizacional baseada na aprendizagem contínua e na aquisição de competências. Recentemente, a disponibilização de oferta formativa tem contribuído em larga medida para a captação de talento nas empresas, uma vez que os profissionais têm vindo a dar cada vez mais relevância ao crescimento pessoal e profissional.

A par deste crescente investimento, as empresas devem procurar adaptar-se às tendências que emergem. Neste contexto, as áreas de L&D (enquanto provedores) e o papel ativo das lideranças (enquanto ativadores) no processo de desenvolvimentos das equipas torna-se crítico.

A primeira grande tendência que influencia não apenas a área da formação/desenvolvimento, com semelhante impacto em muitas outras áreas da atualidade é a Inteligência Artificial. A IA surge como uma das pedras basilares pelas vantagens práticas que a automatização de processos traz para o dia-a-dia.

No caso específico da formação, a integração de ferramentas de Inteligência Artificial Generativa permite o apoio e a disponibilidade de conteúdo de forma constante, adaptada e alinhada com os interesses pessoais de cada utilizador, proporcionando experiências de aprendizagem e desenvolvimento adaptadas aos interesses individuais. Os resultados de um estudo publicado pelo Learning and Performance Institute, demonstraram que 40% dos inquiridos considera que a presença destas ferramentas permite uma maior eficiência de tempo dispensado em formação, a par que 70% considera que a Inteligência Artificial contribui para aumentar o desempenho durante este processo.

Outra das tendências a apontar para o L&D em 2024, passa pela microaprendizagem permitida pelo modelo de formação e-learning, sendo esta uma das principais mudanças do paradigma anteriormente visto.

A microaprendizagem permite moldar os conteúdos de acordo com desafios e metas específicas tornando-os mais envolventes e estimulantes. Os conteúdos em formato e-learning trazem consigo um leque de vantagens alinhadas com as necessidades dos profissionais de desenvolvimento de competências, nomeadamente na redução do tempo e dos custos associados ao processo formativo.

Estas mudanças surgem inerentes ao modelo de trabalho híbrido que veio alterar profundamente o ambiente vivido nas empresas, bem como a forma como as organizações investem na formação dos seus profissionais. Apesar das vantagens deste modelo de trabalho e da sua preferência pela maioria dos profissionais, este resulta também em alguns desafios, nomeadamente, às próprias formas de liderança que devem agora reinventar-se de maneira que seja possível colmatar as lacunas que surgem da transição entre modelos de trabalho, de presencial, para remoto ou híbrido.

Pelas circunstâncias gerais do mundo contemporâneo, quer no que toca ao modelo de trabalho, quer no que toca à conjuntura nacional, nomeadamente com as crises políticas e sociais que se têm vindo a presenciar, prever formas de apoio à saúde e bem estar emocional, mental e físico deve ser também uma das prioridades das empresas. Neste sentido, oferecer oportunidades de formação e desenvolvimento pessoal e profissional contribui para munir os profissionais de ferramentas que permitam uma gestão mais eficaz do stress, bem como de outras condicionantes ao bem-estar mental e emocional.

Conhecer as principais tendências das áreas de L&D permite às empresas dar respostas capazes, alinhadas com o mercado e as reais necessidades da população ativa no mercado de trabalho, nos vários contextos geracionais que poderá ter. Deste modo, os líderes das organizações devem procurar estar a par e passo com as necessidades de aprendizagem e com as principais tendências como forma de dar resposta a um mercado de talento cada vez mais competitivo e desafiador. O investimento na formação e na criação de uma cultura de aprendizagem dentro de uma organização poderá ter o poder de ditar o sucesso da mesma tendo a perspetiva de que são as pessoas o motor acelerador ou inibidor das organizações.

  • Cláudia Cerqueira
  • Customer success manager e coach da GoodHabitz

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