Bloco de Esquerda pede a Marcelo novas eleições na Madeira
Mariana Mortágua considera que a única saída da crise política na Madeira é a convocação de novas eleições, tendo lançado esse apelo ao Presidente da Republica.
A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE) pediu a Marcelo Rebelo de Sousa que convocasse novas eleições presidenciais na Madeira, por considerar que a “crise política” naquela região autónoma pede uma ação coerente da parte do Presidente da República.
“Temos vindo a defender isto desde o início: o PSD [Madeira] não tem condições políticas. A saída de uma crise política são eleições. Esperamos a mesma coerência da parte do Presidente da República“, disse Mariana Mortágua em declaração aos jornalistas, esta sexta-feira, no Palácio de Belém após a audiência com o Presidente da República.
Questionada sobre se o partido estaria preparado para uma nova campanha eleitoral, a coordenadora do partido garantiu que sim, frisando haver na Madeira “um regime de favores que não pode ser esquecido” e que o partido “está todos os dias a trabalhar” nesse sentido. “Iremos aguardar pela decisão do Presidente”, vincou.
A reunião entre o partido serviu, no entanto, para fazer um rescaldo sobre o resultado das eleições legislativas ainda que se aguarde pela contagem dos votos do círculo da emigração – cuja líder bloquista não prevê que venha a alterar o quadro atual dos resultados. Mortágua afirmou ter garantido ao Presidente que o BE iria ser uma “oposição determinante” num cenário em que há uma viragem à direita e em que a esquerda “não tem uma maioria”.
“Estas eleições foram claras, apesar de a contagem de votos na emigração. Lutámos por uma maioria de esquerda, mas o país virou à direita”, disse, salientando o crescimento expressivo do Chega.
A coordenadora sublinhou que o Bloco de Esquerda está disponível para conversar com os restantes partidos à esquerda e com o PAN para criar “convergências” sobre a oposição ao governo de direita, recordando que os partidos manifestaram interesse em reunir-se, o mais idealmente, “antes da formação de uma nova Assembleia da República”.
Até lá, o apelo que Mariana Mortágua deixa é direcionado, também, aos portugueses: “Queremos uma enorme mobilização para as celebrações do 25 de abril“, disse.
Notícia atualizada às 18h53
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Bloco de Esquerda pede a Marcelo novas eleições na Madeira
{{ noCommentsLabel }}