BRANDS' ECO Planos de Sucessão de Lideranças

  • BRANDS' ECO
  • 15 Março 2024

A retenção de talento emergiu como uma das principais dificuldades enfrentadas por empresas e organizações, nos últimos anos, especialmente em cargos mais estratégicos e de liderança.

A perda de profissionais nestas posições não é incomum e encontrar substitutos pode representar um desafio significativo, prejudicando a produtividade e os resultados.

Estabelecer um plano de sucessão é uma abordagem eficaz para mitigar os impactos das saídas destes profissionais e orientar estrategicamente o futuro da empresa, de forma a prever e gerir os imprevistos que possam surgir durante o processo de mudança e que impactam diretamente na dinâmica e produtividades das organizações.

No entanto, considero ser crucial executar esse plano da maneira mais precisa possível. É de extrema importância perceber que posições são elegíveis, o timing que vai representar a situação e se o plano de sucessão é interno ou externo. Da mesma forma que é importante que estes mesmos planos de sucessão sejam uma oportunidade de identificação de um talento interno que está preparado e tem as competências para ocupar o cargo.

Marco Arroz, National Senior Manager da área de Recrutamento e Seleção Especializado da Multipessoal

Tanto para empresas familiares, como para empresas que não o são, os planos de sucessão têm um papel importante. No caso das empresas familiares, muitas vezes, representam uma mais-valia quando são identificados possíveis candidatos fora da esfera familiar, que podem trazer novas visões e soluções para combater problemas atuais.

Ainda de referir que este processo junta, em determinado ponto, a liderança cessante e a que toma posse, o que, por vezes, pode representar um desafio pelo conflito geracional e de visão e gestão da organização. Assim, torna-se essencial que ambas as partes estejam abertas ao diálogo e entendimento mútuo.

Resumindo, os planos de sucessão de liderança são, por si só, um instrumento de retenção, uma vez que os colaboradores conseguem perceber que a organização está interessada no seu crescimento e evolução. São, ainda, um processo que contribui para a “Reputação Positiva”, pois transmitem a mensagem de que a organização sabe reter e investir, catalisando o interesse de possíveis colaboradores na organização.

Marco Arroz, National Senior Manager da área de Recrutamento e Seleção Especializado da Multipessoal

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