Digitalização nos seguros: maximizar a oferta e as vantagens para os clientes
Matteo Castelvetri, CEO da GamaLife, está orgulhoso dos efeitos da digitalização no negócio da seguradora e descreve os seus resultados em homenagem ao Dia Mundial da Árvore, celebrado a 21 de março.
Nas últimas décadas, a digitalização transformou radicalmente a forma como conduzimos as nossas vidas, desde a maneira como comunicamos à forma como fazemos as nossas compras. Esta mudança também chegou ao setor segurador, com as companhias a agilizarem e a investirem cada vez mais nas vendas online, contrapondo a tradicional venda ao balcão. Além dos benefícios, quer para a seguradora, quer para os clientes, a venda digital permite também cumprir uma missão que deve ser prioridade para todos nós: a desmaterialização, trocando a impressão de contratos e toda a informação essencial para o cliente pelas suas versões digitais.
Neste campo, é fundamental falar do percurso da GamaLife: Se em 2021 todos os documentos eram enviados para os clientes por carta, em 2023 mais de metade (58%) já foram remetidos digitalmente. Para este ano, a previsão é que 77% dos documentos sejam enviados via correio eletrónico, o que permitirá poupar aproximadamente 8 toneladas de papel, refletindo-se em cerca de 200 árvores.
Outra vantagem do processo de digitalização, é a maior acessibilidade por parte dos clientes, algo altamente valorizado pelos consumidores que privilegiam a conveniência e a instantaneidade. A possibilidade de subscrever estes produtos online, permite a eliminação das barreiras geográficas e temporais que anteriormente limitavam o seu alcance. Isto possibilita subscrever seguros, PPRs e outras soluções de investimento a qualquer momento e em qualquer lugar, sem precisar de sair de casa.
Este nível de digitalização auxilia, adicionalmente, na redução de custos operacionais, possibilitando um maior investimento em produtos mais competitivos e ajustados aos interesses dos clientes. Além disso, a comercialização dos produtos online assegura uma tomada de decisão mais informada, por existir uma maior facilidade de acesso a informações e conteúdos relevantes sobre os produtos.
A aposta da GamaLife no digital tem-se vindo a revelar um verdadeiro sucesso. Em 2023, experienciámos um boom nesta área, seja na oferta de produtos, seja na adesão dos clientes, sendo que os dados nos revelam uma melhor qualidade de subscrições no canal digital, já que verificamos maiores capitais subscritos através da venda online.
O ponto alto das vendas digitais de todos os produtos GamaLife ocorreu no passado mês de em dezembro, atingindo um recorde de subscrições com mais de duas mil apólices. Este valor é ainda mais significativo, uma vez que representa 48% da produção desse mês, batendo o anterior recorde, que remonta a dezembro de 2022.
Entre os nossos produtos, gostaríamos de destacar as vendas digitais do Vida Segura, tendo mostrado um ritmo de evolução substancial com um crescimento de 246% face a 2022. Se em janeiro representavam apenas 2,5% das vendas totais do produto, em dezembro esse valor era já de 9,1%, ou seja, quase quatro vezes mais. Um crescimento que pretendemos incrementar ainda mais em 2024.
Outro destaque da nossa carteira é o PPR Dinâmico. Este produto de poupança começou a ser comercializado online em julho de 2022, mês em que as vendas digitais do produto alcançaram 31% da sua produção total. Trata-se de um PPR de referência cuja venda digital em 2023 representava já 89% da produção em apólices.
Já no PPR Investimento Plus, o online representou 54% dos novos contratos celebrados em dezembro. A nível de volume, as subscrições deste produto realizadas meramente através do canal digital alcançaram cerca de um quarto da totalidade, mais precisamente 26%.
Desta forma, é fácil de perceber que a digitalização oferece uma série de vantagens às seguradoras e, consequentemente, aos seus clientes. Ao expandir o alcance, reduzir custos operacionais, ter um negócio mais amigo do ambiente e melhorar a transparência e eficiência dos processos, a digitalização está a revolucionar a maneira como os seguros são comercializados. Como tal, é imperativo que as seguradoras abracem essa transformação digital e adotem estratégias inovadoras para se manterem relevantes e competitivas, servindo os seus clientes de forma mais eficiente e eficaz num mercado em constante evolução. Na dianteira da inovação digital, a GamaLife acompanha esta evolução, empenhada em melhorar a experiência dos clientes e dos distribuidores de produtos de seguros de vida.
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