ASF enfrenta dificuldades em supervisionar o uso de Inteligência Artificial
O regulador está a tentar entender quais são os desafios e dificuldades apresentadas ou exponenciadas pelas ferramentas de Inteligência Artificial , assim como formas de as ultrapassar.
A Autoridade de Supervisão de Seguros (ASF) está a enfrentar dificuldades em supervisionar o uso de tecnologias de inteligência artificial no setor segurador afirmou o Jornal de Negócios (acesso pago), acrescentando que o algoritmo pode gerar enviesamento e criar situações de discriminação entre os segurados.
Em resposta, o regulador está a procurar entender como superar estes desafios trabalhando com a “Norma IMS (Information Management School) para tentar encontrar mecanismos para pensar em caminhos a seguir”, disse ao jornal o administrador da ASF, Diogo Alarcão. “É um caminho que começamos agora, que vamos ver com o mercado e com as empresas de seguros para ver quais os desafios e quais as dificuldades”, acrescentou. O regulador quer compreender o uso da tecnologia nas várias vertentes do negócio, incluindo no método computacional essencial para determinar quanto e quem paga pelas coberturas.
Esta iniciativa da ASF surge numa altura em que as tecnologias de IA invadem o setor segurador. “Num inquérito realizado o ano passado, 50% dos operadores dizem estar a usar “big data tools“, ou em fase de implementação deste tipo de ferramenta”, disse o administrador. De acordo com o Jornal de Negócios, estas ferramentas de gestão de dados estão a ser utilizadas principalmente nos segmentos de sinistros e vendas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
ASF enfrenta dificuldades em supervisionar o uso de Inteligência Artificial
{{ noCommentsLabel }}