Banco central da Suíça corta taxa de juro, antecipando-se ao BCE e Fed
O corte de 0,25 pontos percentuais é resultado de eficácia na luta contra a inflação nos últimos dois anos e meio, explica o banco central helvético.
O Banco Nacional Suíço (SNB) cortou a taxa de juro diretora em 0,25 pontos percentuais, para 1,5%, tendo considerando “eficaz” a luta contra a inflação. A decisão ocorre numa altura em que investidores e analistas tentam prever quando o Banco Central Europeu e a Reserva Federal dos EUA irão iniciar o ciclo de cortes do custo do dinheiro.
“A flexibilização da política monetária foi possível porque a luta contra a inflação nos últimos dois anos e meio foi eficaz”, informou o banco central helvético, em comunicado. “Desde há alguns meses, a inflação tem estado abaixo dos 2% e, por conseguinte, no intervalo que o SNB considera como estabilidade dos preços”.
De acordo com as novas previsões, é provável que a inflação se mantenha neste intervalo durante os próximos anos, adiantou. Com esta decisão, o SNB teve em conta a redução da pressão inflacionista, bem como a a apreciação do franco suíço em termos reais ao longo do último ano.
O banco central recordou que a inflação voltou a diminuir desde o início do ano, tendo-se situado em 1,2% em fevereiro, devido a uma menor subida dos preços dos bens. A inflação está atualmente a ser impulsionada, sobretudo, pelo aumento dos preços dos serviços domésticos, explicou.
Segundo os analistas do banco neerlandês ING, “a menos que haja uma surpresa muito desagradável na conjuntura económica internacional que faça com que as pressões inflacionistas voltem a aumentar acentuadamente, o tom do SNB hoje e a enorme revisão em baixa das previsões de inflação sugerem que é muito provável que se verifique uma nova redução em junho, para baixar a taxa directora para 1,25%”,
Uma nova redução da taxa em setembro é também provável, mas dependerá obviamente das previsões de inflação do banco central nessa altura, adiantaram.
Economia deve crescer 1%
Num contexto em que é provável que o crescimento económico mundial se mantenha moderado nos próximos trimestres, o SNB admite que o desempenho da economia suíça poderá manter-se modesto.
“As tensões geopolíticas poderão aumentar e, por conseguinte, não se pode excluir, portanto, que a atividade económica mundial seja mais fraca do que o previsto”, explicou, classificando o crescimento do PIB suíço no quarto trimestre do ano passado.
O setor dos serviços voltou a expandir-se, enquanto o valor acrescentado na indústria transformadora estagnou. O desemprego aumentou um pouco mais e a utilização da capacidade de produção global foi normal, segundo a análise do SNB.
“É provável que o crescimento se mantenha modesto nos próximos trimestres. A fraca procura externa e a valorização do franco suíço em termos reais durante o ano passado estão a ter um efeito atenuante“, referiu.
“Globalmente, o PIB da Suíça deverá registar um crescimento de cerca de 1% este ano“, adiantou.
(Notícia atualizada às 10h05 com mas informações)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Banco central da Suíça corta taxa de juro, antecipando-se ao BCE e Fed
{{ noCommentsLabel }}