Miguel Albuquerque reeleito líder do PSD Madeira com 54,3% dos votos
Miguel Albuquerque derrota pela segunda vez Manuel António Correia na corrida pela liderança do PSD Madeira. Reeleição acontece três dias antes de o chefe de Estado voltar a ter poderes de dissolução.
Miguel Albuquerque foi reeleito, esta quinta-feira, presidente do PSD-Madeira, com 54,3% dos votos, enquanto Manuel António Correia teve 45,7% da votação. Dos 4.388 militantes com as quotas em dia, foram contabilizados 2.246 votos em Albuquerque e 1.854 em Manuel António Correia, de acordo com os resultados a que o ECO teve acesso. Uma diferença de 392 votos.
A reeleição acontece três dias antes de o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, voltar a ter poderes para dissolver a Assembleia Legislativa Regional, o que poderá acontecer na próxima semana, sendo 26 de maio a data mais provável para que os madeirenses sejam chamados às urnas.
Os resultados a que o ECO teve acesso revelam ainda que das onze concelhias do partido na Madeira, Albuquerque perdeu em Câmara de Lobos e no Funchal.
Minutos depois de conhecidos os resultados, Miguel Albuquerque disse que esta eleição “foi muito importante” porque “veio, sobretudo, legitimar” a sua “liderança” e a sua “condição política”, o que era “fundamental” para enfrentar as eleições que estão no horizonte.
O líder reeleito aproveitou ainda para apelar à união do partido, frisando que a sua direção “está disponível para manter o diálogo” e a “inclusão de todos”. “Estão todos convidados a participar e a colaborar para que o PSD continue a ser o partido liderante na Madeira”, apelou, numa altura em que diz que com as próximas eleições “está tudo em aberto”.
As eleições diretas à liderança do partido na Madeira foram convocadas a 19 de fevereiro, no mesmo dia em que Albuquerque apresentou a demissão do cargo, tendo, posteriormente, apresentado também a demissão como líder do governo regional que era composto em coligação PSD/CDS-PP, com o apoio parlamentar do PAN. O congresso regional do partido vai realizar-se nos dias 20 e 21 de abril.
A crise política na região autónoma nasceu depois de a PJ ter realizado centenas de buscas na Madeira, incluindo a Albuquerque que acabou por ser constituído arguido no âmbito de um processo em que são investigadas suspeitas de corrupção.
Albuquerque lidera o PSD Madeira desde dezembro de 2014, quando sucedeu a Alberto João Jardim, que durante quase quadro décadas esteve à frente do partido. E tal como em 2014, Miguel Albuquerque e Manuel António Correia voltaram a ser adversários nas eleições diretas do PSD Madeira.
Há dez anos, Miguel Albuquerque foi à segunda volta com Manuel António Correia e venceu com 64,04% das preferências dos militantes, contra as 36,96% dos votos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Miguel Albuquerque reeleito líder do PSD Madeira com 54,3% dos votos
{{ noCommentsLabel }}