Valorização do banco ajuda mutualista Montepio a duplicar lucros

Maior mutualista do país registou lucros de 112 milhões de euros em 2023. Valorização do banco em quase 60 milhões ajudou instituição a duplicar resultado.

A Associação Mutualista Montepio Geral (AMMG) registou lucros de 112 milhões de euros em 2023, mais do que duplicando o resultado obtido no ano anterior, de acordo com as contas aprovadas esta quarta-feira pela assembleia de representantes da instituição.

Embora a margem associativa tenha afundado 85,5% para 12,5 milhões de euros, a valorização dos ativos da maior mutualista do país, onde se inclui o Banco Montepio e as seguradoras Lusitania e Lusitania Vida, permitiu a reversão de imparidades na ordem dos 66,2 milhões de euros, o que ajuda a explicar em grande parte o nível de resultado obtido no ano passado.

Além disso, contabilizou ainda um resultado de operações financeiras de 42,7 milhões de euros e outros resultados de exploração de 37,7 milhões (+58%).

No Plano de Atividades e Orçamento para 2024, a mutualista – que tem mais de 604 mil associados – previa um lucro de 13,2 milhões de euros em 2023, mas já antecipava uma revisão em alta por conta da reavaliação dos ativos em carteira, como o ECO avançou em primeira mão.

No caso do banco, por exemplo, o valor do investimento aumentou 4% (59,5 milhões de euros) para 1,56 mil milhões de euros – embora a mutualista ainda registe perdas por imparidade acima dos 900 milhões de euros. O Banco Montepio registou lucros de 28,3 milhões de euros no ano passado, que teriam superado os 100 milhões sem o impacto da venda da operação em Angola.

Já a carteira de títulos de dívida apresentou uma variação de 5,5% par a 594,7 milhões. No seu todo, o valor do ativo líquido da associação totalizava 3,9 mil milhões de euros no final de 2023, correspondendo a aumento de 4,1% em comparação com final de 2022.

Por outro lado, em ano de pressões inflacionistas, a mutualista liderada por Virgílio Lima conseguiu conter os gastos: diminuíram 2% para 26,5 milhões de euros. A AMMG prevê lucros de 21,7 milhões de euros, ano em que prevê captar um valor recorde de 1,2 mil milhões de euros em poupanças junto dos associados, de acordo com o orçamento para este ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Valorização do banco ajuda mutualista Montepio a duplicar lucros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião