Portugal volta ao índice dos países com melhor rating da dívida em novembro

  • ECO
  • 27 Março 2024

O país cumpre agora "todos os três critérios de elegibilidade – dimensão de mercados, classificação de crédito e nível mínimo de acessibilidade ao mercado", indica o London Stock Exchange Group.

Portugal vai regressar ao índice obrigacionista FTSE World Government Bond Index (WGBI) em novembro de 2024, depois de mais de uma década de ausência. O país cumpre “todos os três critérios de elegibilidade – dimensão de mercados, classificação de crédito e nível mínimo de acessibilidade ao mercado”, indica um comunicado do London Stock Exchange Group, divulgado esta quarta-feira, após o fecho de Wall Street.

Os títulos de dívida soberana passam assim, em novembro, a cotar no WGBI, juntando-se a um conjunto de outros 20 países que fazem parte deste índice de dívida soberana com mais de 30 anos. Portugal vai representar “0,61% do FTSE WGBI, com base numa ponderação do valor de mercado”, acrescenta a nota.

No início deste mês, a subida da notação da dívida portuguesa para A- pela Standard & Poor’s (S&P) garantiu que o país ficasse na primeira divisão dos ratings, com uma classificação ‘A’ nas principais agências financeiras, um passo essencial para integrar este índice.

A entrada no FTSE WGBI permite, à partida, que o país capte novos, e mais exigentes, investidores para a dívida soberana. Os juros da dívida portuguesa estavam esta quarta-feira a descer a dois, a cinco e a 10 anos, abaixo de 3% nos três prazos e alinhados com os de Espanha, Grécia, Irlanda e Itália.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal volta ao índice dos países com melhor rating da dívida em novembro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião