Fidelidade assina mega contrato com o Metropolitano de Lisboa

  • Francisca Pinto Goncalves
  • 3 Abril 2024

A seguradora venceu cinco concursos públicos para a aquisição de seguros lançados pelo Metropolitano de Lisboa e a AIG ficou com com riscos D&O, ciber e acidentes pessoais.

A Fidelidade venceu cinco concursos públicos para fornecer seguros ao Metropolitano de Lisboa (ML) por um total de 6.209.674,93 euros e a AIG Europe um de 91 mil euros. Todos tiveram início a 1 de janeiro deste ano e têm um prazo de execução máxima de dois anos, período ao qual corresponde o preço contratual. Segundo os dados do Portal Base, além das empresas de seguros mencionadas, concorreram a estes seis concursos a Caravela, a WTW, a Lusitania, a Generali Tranquilidade e a MDS.

O contrato inclui a cobertura das 130 carruagens que circulam no Metropolitano de Lisboa.Hugo Amaral/ECO

O contrato público para a aquisição de seguros de saúde é o lote com maior preço contratual – 2.879.517,30 euros – foi renovado e mantém-se com a Fidelidade. O contrato prevê que os beneficiários dos seguros são os trabalhadores do metropolitano no ativo até 70 anos e pessoas equiparadas, cujo prémio será suportado a 100% pelo ML. Os beneficiários do seguro de saúde também poderão ser os cônjuges, filhos menores e maiores dos trabalhadores, se estes aderirem o prémio será suportado a 100% pelo trabalhador. Os reformados do metropolitano e os cônjuges sem limite de idade também poderão ser beneficiários sendo o montante suportado a 100% pelo reformado. Ao valor contratual acresce 1.686.968,18 euros que serão suportados pelos trabalhadores do ML “na medida da respetiva adesão ao seguro ora contratado e tendo em conta a utilização verificada”, pelos seus cônjuges e filhos.

O lote para o fornecimento de seguro de Máquinas de Casco foi novamente atribuído à Fidelidade com o preço base de 1.167.785,91 euros. Neste sentido, irá fornecer cobertura do material circulante, que compreende 130 composições em atividade distribuídas pela rede ferroviária, estações de metro e Parque de Material e Oficinas (PMO)”, lê-se no caderno de encargos.

Também o lote referente à aquisição de seguro de acidentes de trabalho a Fidelidade foi a vencedora. Este tem um preço contratual de 1.489.255,98 euros.

A seguradora também vai garantir a cobertura no âmbito de seguro Responsabilidade Civil – Exploração, no âmbito do contrato público assinado com o metro de Lisboa com o preço contratual de 507.000 euros. Importa salientar que a atividade segura é o “transporte de passageiros”, “atividade industrial realizada nos Parques de Materiais e Oficinas do Tomador de Seguro” e os ” Postos de Combustível”.

Por último, a Fidelidade vai fornecer seguros Multirriscos Industrial – PMO, Multirriscos Frações Arrendadas, Automóvel frota, Responsabilidade Ambiental, Responsabilidade Civil Profissional Projetistas e Responsabilidade Civil Profissional Técnico à Metropolitano de Lisboa por 166.126,74 euros.

A sucursal portuguesa da AIG venceu o concurso público para a fornecer seguros de Responsabilidade D&O (diretores e administradores), Cyber Risk e acidentes pessoais – Viagem ao Metropolitano de Lisboa por um preço contratual de 91 mil euros.

O contrato e as apólices emitidas estarão em vigor por 12 meses, podendo ser renovadas por igual período, uma única vez. Assim, os valores contratuais anunciados são distribuídos pelos dois anos, podendo variar se os contratos não forem renovados.

Enquanto corretor contratado pelo Metropolitano de Lisboa, a Sabseg irá proceder à colocação dos seguros contratados e articular com as seguradoras “as diligências necessárias à gestão, conferência, atualização e reconversão das apólices, bem como ao acompanhamento e regularização de sinistros”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fidelidade assina mega contrato com o Metropolitano de Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião