Seguradoras de Saúde juntam-se para prevenir cancro

  • ECO Seguros
  • 3 Abril 2024

MovSaúde é o nome da associação não lucrativa fundada pela Multicare, Grupo Ageas Portugal, Generali Tranquilidade e Aegon Santander. Quer realizar 15 mil rastreios no primeiro ano.

As principais seguradoras da área da saúde oficializaram o lançamento da MovSaúde – Associação pela Prevenção da Doença Oncológica, uma associação sem fins lucrativos que tem como objetivo principal a promoção da saúde e prevenção da doença oncológica, com foco no cancro digestivo.

No momento inicial estiveram Eduardo Consiglieri Pedroso, Katrien Buys e Steven Braekeveldt (Grupo Ageas Portugal), Patrícia Ramalho (Grupo Ageas Portugal/MovSaúde), Maria João Silva e Nazaré Carvalho (Generali Tranquilidade), Ana Rita Gomes (Multicare), Francisco Morais (Grupo Ageas Portugal/ MovSaúde), Tiago Venâncio, Carolina Tomaz e Emília Abrantes da Aegon Santander, e Inês Pimenta de Castro, da Multicare.

Este é um projeto conjunto das principais seguradoras de saúde: Grupo Ageas Portugal, proprietário da Médis, Multicare, do Grupo Fidelidade, Generali Tranquilidade, proprietária da AdvanceCare e Aegon Santander Portugal Não Vida. Estas organizações terão o papel de Associados Fundadores.

Patrícia Ramalho, porta-voz da MovSaúde, sublinha: “A MovSaúde espelha o sentido de responsabilidade de várias entidades em acrescentar valor ao sistema de saúde em Portugal, apostando na prevenção e no diagnóstico precoce, promovendo a qualidade de vida. Acreditamos que estamos a criar um modelo diferenciador e de coesão que permitirá ainda influenciar a responsabilidade individual de cada cidadão para com a sua saúde, com benefício para o sistema no seu todo”. Os rastreios serão realizados a pessoas com ou sem seguro e, no primeiro ano, a MovSaúde quer concretizar 15 mil destes exames.

A missão passa pela promoção da literacia dirigida a diversas faixas etárias e prevenção, razão para a MovSaúde arrancar com cobertura em 85% dos concelhos do país já na fase inicial, incluindo as ilhas da Madeira e dos Açores.

Até ao final do primeiro semestre deste ano, a MovSaúde estará focada na captação de novos associados e parceiros, na expansão da rede e na realização de protocolos e parcerias.

“Para endereçar os problemas sociais críticos da Sociedade portuguesa no que concerne à prevenção em saúde é essencial mudar o sistema e começar a olhar para a cooperação entre empresas de uma forma mais profunda e revolucionária”, afirma um comunicado conjunto das seguradoras, “ao unirem forças contra este tema crítico que assola a saúde pública, os associados fundadores dão movimento à mudança e querem liderar pelo exemplo, garantindo assim maior escala e impacto na forma como endereçam o tema da prevenção em saúde”. O objetivo da MovSaúde é atingir 500 mil pessoas.

Segundo os fundadores, a MovSaúde ambiciona ser uma referência nacional na promoção da saúde e prevenção do cancro, nomeadamente cancro colorretal, o 1º em número de novos casos e 2º em número de mortes em Portugal, e incentivar a investigação. A prioridade nesta fase de arranque é o rastreio do cancro colorretal, para assim procurar reduzir o número de diagnósticos em estadios mais avançados e focando no diagnóstico precoce.

Patrícia Ramalho, porta-voz da MovSaúde, sublinha que a empresa “espelha o sentido de responsabilidade de várias entidades em acrescentar valor ao sistema de saúde em Portugal, apostando na prevenção e no diagnóstico precoce, promovendo a qualidade de vida. Acreditamos que estamos a criar um modelo diferenciador e de coesão que permitirá ainda influenciar a responsabilidade individual de cada cidadão para com a sua saúde, com benefício para o sistema no seu todo”.

Para além dos Associados Fundadores, os Estatutos da MovSaúde preveem ainda mais 2 categorias de Associados, promovendo a participação ativa multissetorial, assim como parceiros institucionais públicos e privados e parceiros de impacto social.

O rastreio do cancro colorretal, através de campanhas nacionais e diversas iniciativas locais, seguirá a metodologia preconizada atualmente pelo SNS e destina-se a utentes em geral, não sendo necessário ter seguro de saúde.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Seguradoras de Saúde juntam-se para prevenir cancro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião