Campanha de Joe Biden angariou 90 milhões de dólares em março

  • ECO
  • 6 Abril 2024

A campanha de Biden tem arrecadado mais dinheiro do que a do seu rival republicano Donald Trump. Os analistas atribuem este facto ao estatuto de Biden e ao apoio dos seus antecessores democratas.

A campanha para a reeleição do Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou este sábado que angariou mais de 187 milhões de dólares (cerca de 172,6 milhões de euros) no primeiro trimestre de 2024, quase o dobro do que arrecadou no trimestre anterior.

No mês de março, quando Biden conseguiu a nomeação do Partido Democrata, a campanha angariou mais de 90 milhões de dólares (perto de 83 milhões de euros), contra mais de 53 milhões (49 milhões de euros) no mês anterior.

A equipa, citada pela Reuters, também comunicou 192 milhões de dólares (177 milhões de euros) em dinheiro em caixa, o que, segundo a mesma, foi o maior total acumulado por qualquer candidato democrata na história, nesta altura do ciclo.

A campanha de Biden tem arrecadado mais dinheiro antes das eleições de novembro do que a do seu rival republicano Donald Trump. Os analistas atribuem este facto ao estatuto de Biden e ao apoio dos seus antecessores democratas, adianta a Reuters.

Obama e Clinton ajudam

Em março, os ex-presidentes democratas Barack Obama e Bill Clinton juntaram-se a Biden numa angariação de fundos em Nova Iorque que, segundo os organizadores, arrecadou mais de 25 milhões de dólares.

A campanha disse que os fundos anunciados no sábado vieram de todas as fontes de angariação, que no passado incluíram a campanha de Biden, o Comité Nacional Democrata e comités conjuntos de angariação de fundos.

No primeiro trimestre, 96% dos donativos foram inferiores a 200 dólares, com mais de 1,1 milhões de doadores a efectuarem mais de 1,9 milhões de contribuições, informou a campanha.

Acrescentou que tinha mais de 212.000 doadores sustentáveis, mais do dobro do valor nesta altura do ciclo de 2020, em que Biden derrotou Trump.

A campanha está a iniciar uma campanha de 30 milhões de dólares, durante seis semanas, em meios de comunicação social pagos nos estados do campo de batalha, incluindo compras de anúncios dirigidos aos eleitores latinos, negros e asiáticos americanos e das ilhas do Pacífico, bem como aos apoiantes de Nikki Haley, que no início de março pôs fim ao seu longo desafio a Trump para a nomeação republicana.

Biden visitou todos os estados do campo de batalha em menos de 20 dias, e os substitutos da campanha participaram em 69 eventos de campanha em março, segundo a campanha.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Campanha de Joe Biden angariou 90 milhões de dólares em março

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião