5 coisas que vão marcar o dia
O Programa do Governo vai ser aprovado esta quarta-feira em Conselho de Ministros. Já o INE vai confirmar a inflação de março. A marcar o dia está ainda a assembleia geral anual dos acionistas da EDP.
Esta quarta-feira, o Programa do Governo vai ser aprovado em Conselho de Ministros. Já o INE vai confirmar a inflação de março. A marcar o dia está ainda a assembleia geral anual dos acionistas da EDP, a divulgação das atas da última reunião de política monetária da Fed e a IGCP volta ao mercado com três leilões de bilhetes do Tesouro.
Conselho de Ministro aprova Programa do Governo
Esta quarta-feira, o Programa do Governo vai ser aprovado em Conselho de Ministros. A reunião está prevista para as 9h00. A informação foi avançada pelo primeiro-ministro Luís Montenegro, no sábado, que adiantou que o programa estava “muito adiantado” dando entrada no Parlamento no prazo estipulado. O Programa do XXIV Governo Constitucional será debatido na Assembleia da República entre quinta e sexta-feira.
INE confirma inflação de março
O Instituto Nacional de Estatística (INE) confirma esta quarta-feira a evolução do Índice de Preços no Consumidor em março. No final do mês passado, a estimativa rápida do INE indicou que a taxa de inflação homóloga em março acelerou, igualando o nível de janeiro de 2024, quando tocou um máximo desde setembro do ano anterior. Mas os preços em Portugal terão dado um salto em relação a fevereiro. Em fevereiro, a taxa de inflação homóloga recuou para 2,1%. Já a inflação subjacente, que exclui preços mais voláteis como produtos alimentares e energéticos, registou uma variação de 2,1% (2,4% em janeiro).
Acionistas da EDP reúnem-se
Esta quarta-feira, os acionistas da EDP vão reunir-se, pelas 10h30, em assembleia geral anual. Entre os pontos de ordem está a votação da remuneração acionista. Em cima da mesa está a distribuição de um dividendo bruto de 0,915 euros por ação. Nesta a assembleia geral anual os gestores do grupo têm números pouco satisfatórios para mostrar aos acionistas no que diz respeito ao desempenho das ações no médio e curto prazo. A EDP e a EDP Renováveis registam em 2024 o quarto ano consecutivo de desvalorizações em bolsa e o comportamento negativo acentuou-se de forma muito pronunciada nos primeiros meses deste ano.
Reveladas atas da Fed
Serão conhecidas esta quarta-feira as atas da última reunião de política monetária da Reserva Federal norte-americana (Fed). A 20 de março, a Fed manteve inalteradas as taxas de juro, estendendo pela quinta reunião seguida uma pausa que iniciou em setembro do ano passado. O Comité de Política Monetária da Fed (FOMC, na sigla em inglês) informou, em comunicado, que as Fed Funds Rates permanecem inalteradas no intervalo 5,25%-5,5%, confirmando uma decisão que era esperada por analistas, economistas e investidores.
IGCP volta ao mercado com leilões de bilhetes do Tesouro
A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) vai realizar esta quarta-feira, pelas 10h30, três leilões de obrigações do Tesouro com maturidades entre cerca de 10 e 20 anos, com um montante indicativo entre 1.250 e 1.500 milhões de euros. No total, o IGCP espera captar entre 1.000 a 1.250 milhões de euros por leilão. No final de março, o IGCP informou que vai emitir um montante superior em dívida de longo prazo e inferior em dívida de curto prazo face ao inicialmente previsto.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que vão marcar o dia
{{ noCommentsLabel }}