5 coisas que precisa saber antes de abrirem os mercados

António Mexia explica os detalhes do caso dos CMEC que afundou as ações da EDP. O Banco de Portugal diz como vai a estabilidade do setor financeiro. Mas há mais assuntos que marcam o dia.

O presidente da EDP é um dos arguidos do caso dos CMEC. António Mexia dá uma conferência de imprensa onde vai explicar mais pormenores deste processo que afundou as ações da elétrica esta segunda-feira. Por outro lado, o Banco de Portugal apresenta o relatório de Estabilidade Financeira. E hoje termina o prazo de subscrição da oferta obrigacionista do FC Porto. Lá fora há indicadores económicos e Merkel a discursar sobre economia com os olhos postos nas eleições de setembro.

Mexia explica-se

O caso dos CMEC está a penalizar as ações da EDP. Para os analistas, as investigações do Ministério Público em relação à elétrica, e que constituíram António Mexia como arguido, não são boas notícias. O presidente do da EDP explica-se esta manhã acerca dos pormenores do caso. Em causa estão suspeitas de “corrupção ativa e passiva e participação económica em negócio” no âmbito da introdução de compensações financeiras no setor elétrico nacional.

BdP e a estabilidade financeira

O Banco de Portugal apresenta o Relatório da Estabilidade Financeira. Um documento onde a autoridade monetária divulga a sua visão sobre as atuais condições do sistema bancário nacional, depois de vários acontecimentos importantes na banca portuguesa: o BCP finalizou um aumento de capital de 1.300 milhões; o BPI foi comprado pelo CaixaBank; o Novo Banco está em vias de ser vendido ao Lone Star; e a Caixa Geral de Depósitos concluiu a sua recapitalização.

Investir no FC Porto? Só até hoje

Termina às 15h00 o prazo para subscrever obrigações da SAD do FC Porto. O clube pretende obter 35 milhões de euros através de uma emissão de obrigações a três anos para pequenos investidores. Pagam uma taxa de juro de 4,25%, acima do que os rivais encarnados ofereceram na última operação.

Vendas a retalho na zona euro

Além do indicador de confiança Sentix, que mede o sentimento dos investidores em relação à economia da região da moeda única, também são reveladas as vendas a retalho em maio. Os analistas sondados pela Bloomberg esperam um aumento de 2,1% face ao mesmo mês do ano passado.

Merkel em campanha

A chanceler alemã discursa esta terça-feira na câmara do Comércio em Greifswald, cidade que fica no seu distrito parlamentar. O tema principal será a economia e o projeto do euro deverá ser um dos pontos mais altos do discurso de Merkel. As eleições na Alemanha decorrem em setembro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que precisa saber antes de abrirem os mercados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião