PSD e CDS propõem comissão parlamentar para acompanhar execução dos fundos europeus

Hugo Soares defende criação de uma comissão no Parlamento para acompanhar a execução do PT2030 e do PRR.

O PSD e o CDS vão propor a criação de uma comissão eventual na Assembleia da República para “acompanhamento da execução quer do Portugal 2030, quer dos fundos do Plano de Recuperação e Resiliência”, anunciou o líder parlamentar social-democrata Hugo Soares.

“Portugal não se pode dar ao luxo de desperdiçar a capacidade de financiamento nunca antes vista de fundos comunitários” a que tem acesso agora, argumentou, numa declaração nos Passos Perdidos, ladeado pelo líder parlamentar do CDS, Paulo Núncio, após a reunião da conferência de líderes.

Hugo Soares defendeu que “por uma questão de transparência e poder de escrutínio, era muito importante que a Assembleia pudesse acompanhar a execução dos fundos comunitários e também o trabalho do Governo”, mesmo “sendo os grupos parlamentares que suportam o Governo”.

PSD desvaloriza saída de Patrícia Dantas

O líder parlamentar do PSD comentou também a saída de Patrícia Dantas, que não assumiu as funções de adjunta do Ministério das Finanças após notícias sobre estar a ser julgada num processo sobre fraude com fundos (que ainda decorre e no qual ainda não existe uma decisão final), desvalorizando o caso.

“Fazerem-se títulos a dizer que o Governo tem a primeira baixa é quase uma gargalhada nacional”, atirou, argumentando que “é impossível considerar-se uma baixa no Governo uma pessoa que ia trabalhar para um gabinete e que não é membro do Governo”.

Foi na terça-feira que o Ministério das Finanças anunciou que Patrícia Dantas, ex-deputada do PSD, tinha decidido não assumir funções. Em causa está um processo judicial onde se investiga um crime de fraude na obtenção de subsídio, que está em fase de julgamento, de acordo com a notícia publicada no Correio da Manhã na terça-feira.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PSD e CDS propõem comissão parlamentar para acompanhar execução dos fundos europeus

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião