BRANDS' TRABALHO Sustentabilidade Human@Center: As Pessoas no Centro de um Futuro Sustentável

  • BRANDS' TRABALHO
  • 19 Abril 2024

A sustentabilidade com uma abordagem Human@Center alavanca o valor da transformação, numa jornada de sustentabilidade com um foco estratégico nas Pessoas.

No contexto atual, a sustentabilidade assume uma dimensão holística, ultrapassando os desafios exclusivamente ambientais e avançando para uma perspetiva integrada de bem-estar e progresso social. É premente o desenvolvimento sustentável atendendo às necessidades presentes sem comprometer a capacidade futura de cumprir com as expectativas das próximas gerações.

As empresas enfrentam a necessidade de transitar para modelos de negócio mais verdes e digitais, uma mudança que é impulsionada por vários stakeholders – colaboradores, consumidores, investidores e sociedade – que exigem uma atuação empresarial pautada pela transparência e responsabilidade sustentável.

Por um lado, a transição verde requer uma resposta efetiva às crises climáticas e à escassez de recursos, promovendo simultaneamente a economia circular. Por outro, a transformação digital exige o desenvolvimento e a integração de processos e sistemas automatizados e digitalizados nas empresas.

O Fórum Económico Mundial prevê que, até 2030, novas funções sejam criadas ou transformadas, exigindo novas competências para o futuro. É através das Pessoas, capacitadas com os comportamentos e competências de futuro, e com o apoio de tecnologias inovadoras, que as empresas serão capazes de adotar modelos de negócio mais sustentáveis.

Perante estes desafios, as Empresas são desafiadas a redefinir as suas estratégias de sustentabilidade, colocando a dimensão humana e social no centro da criação de valor e na satisfação das expectativas dos múltiplos stakeholders.

Colocar as Pessoas no Centro da Sustentabilidade traduz-se na integração de práticas que atraiam e retenham o Talento e investidores, num contexto promotor do desenvolvimento pessoal e profissional. Assim sendo, as empresas que adotam este mindset, apresentam uma probabilidade significativamente superior para o sucesso na sua jornada de transformação.

Uma jornada de Sustentabilidade com uma abordagem Human@Center, implica reconhecer e incentivar comportamentos e práticas sustentáveis dos colaboradores, que são fundamentais para a realização dos objetivos ambientais. Paralelamente, as empresas devem assegurar uma workforce motivada e resiliente, atuando positivamente na qualidade de vida do colaborador, na equidade interna e nas comunidades onde opera.

Cláudia Gomes, Senior Consultant EY, People Consulting

Para uma jornada da transformação sustentável de sucesso, as empresas devem apostar nos seguintes vetores:

  • Definir uma estratégia com propósito e resultado: Garantir que as Pessoas são o mote da estratégia de sustentabilidade, através de uma visão e narrativa comum e transversal à organização;
  • Incentivar lideranças transformacionais: Assegurar que as lideranças atuam como role model, com uma atitude “human first” e de valorização da diversidade das suas equipas;
  • Desenvolver a agilidade organizacional: Desenvolver as competências certas para os novos modelos e práticas de negócio, através do desenvolvimento de percursos de aprendizagem e estratégias de upskills e reskills;
  • Gerir da mudança de comportamento: Desenvolver o Quociente de Sustentabilidade (ESG IQ), da workforce e reconhecer a performance dos ESG Champions;
  • Promover de uma cultura inclusiva: Integrar práticas de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) e promover uma cultura de pertença, para garantir elevada performance e maior capacidade de inovação;
  • Alavancar a experiência do colaborador: Envolver e criar valor social junto das comunidades, em torno de um propósito comum entre Empresa – Colaboradores – Sociedade;
  • Construir resiliência na workforce: Atuar positivamente na saúde física e mental e na estabilidade económica dos colaboradores, a par com a segurança de identidade social na organização.
  • Promover a responsabilidade e transparência: Assegurar a integração dos fatores ambientais, sociais e de governance nos modelos de negócio e o compromisso e transparência no reporte dos indicadores de sustentabilidade.

Em suma, perante o imperativo atual de um desenvolvimento consciente e resiliente, as Empresas devem evoluir para uma estratégia sustentável que coloque as pessoas e a inovação no foco das suas ações, assegurando um futuro próspero e equitativo para todos.

Cláudia Gomes, Senior Consultant EY, People Consulting

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sustentabilidade Human@Center: As Pessoas no Centro de um Futuro Sustentável

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião