União Europeia chega a acordo para lançar 14º pacote de sanções contra a Rússia
Ministros dos Negócios Estrangeiros chegaram a acordo para trabalhar em novas sanções contra a Rússia. Paulo Rangel indica que UE quer reforçar fornecimento de armas à Ucrânia.
A União Europeia vai avançar com um novo pacote de sanções contra a Rússia, como consequência à invasão à Ucrânia. A informação foi avançada esta segunda-feira por Paulo Rangel, ministro dos Negócios Estrangeiros, após o encontro entre os homólogos europeus, em Luxemburgo.
“Ficou acordado que se iniciaria um 14º pacote de sanções contra a Rússia“, anunciou em declarações aos jornalistas, esta segunda-feira, ressalvando, no entanto, que “ainda não existe um conhecimento exato do seu alcance”. Esse trabalho começará esta semana, anunciou Rangel.
Embora que não seja conhecida ainda a abrangência destas novas sanções, o homólogo sueco, Tobias Billstrom, já tinha defendido esta manhã que o novo pacote deve incluir sanções contra cargueiros russos e proibições à importação de gás natural liquefeito (GNL).
Paulo Rangel frisou ainda que ficou acordado entre os 27 ministros dos Negócios Estrangeiros a necessidade de reforçar “com grande urgência” o fornecimento de armas e capacidade aérea e antiaérea à Ucrânia, tal como o Alto Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros, Josef Borrell, tinha pedido. “É preciso aumentar o apoio a Kiev”, disse o responsável esta manhã.
Além da guerra na Ucrânia, os ministros discutiram um novo pacote de sanções contra o Irão que abranja, também, mísseis balísticos e componentes, a situação em Gaza e no Sudão. Presente na reunião esteve também a secretária de Estado da Defesa Nacional, Ana Isabel Xavier.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
União Europeia chega a acordo para lançar 14º pacote de sanções contra a Rússia
{{ noCommentsLabel }}