BRANDS' CAPITAL VERDE novobanco e Nova SBE juntos pela sustentabilidade

  • BRAND'S CAPITAL VERDE
  • 23 Abril 2024

Inês Soares, Responsável do Gabinete de ESG do novobanco, e Melissa Prado, Professora Catedrática de Finanças na Nova SBE, partilham as suas expectativas em relação a esta união.

Com o intuito de pôr o setor financeiro ao serviço da ciência e do meio ambiente, o novobanco estabeleceu uma parceria com a Nova SBE, para a criação da Cátedra de Sustentabilidade. A primeira iniciativa no âmbito desta aliança é o Simpósio Internacional Sustainability and Green Transition que se realiza no próximo dia 10 de maio, no Campus de Carcavelos da Nova SBE e que reúne especialistas nacionais e internacionais para falar sobre finanças sustentáveis, transição verde e sustentabilidade empresarial. Inês Soares, Responsável do Gabinete de ESG do novobanco, e Melissa Prado, Professora Catedrática de Finanças na Nova SBE e coordenadora da nova Cátedra de Sustentabilidade, partilham as suas expectativas em relação a esta união.

Em que consiste exatamente a parceria entre o novobanco e a Nova SBE?

Inês Soares: A parceria entre a Nova SBE e o novobanco tem já uma longa história e foi significativamente reforçada no final do ano passado, com a assinatura de um novo protocolo de 3 anos dedicado à Sustentabilidade e ESG (âmbito Ambiental, Social e de Governança).

Esta parceria concentra-se em duas principais iniciativas, a Cátedra novobanco em ESG liderada pela Professora Melissa Prado, focada principalmente em promover a investigação e formação nas áreas de investimento sustentável, transição energética e economia ambiental; e o apoio do novobanco, enquanto parceiro fundador, ao programa VOICE Leadership, um programa que visa capacitar os líderes empresariais das Pequenas e Médias Empresas (PME), através de formação teórica e prática em gestão, combinada com mentoria personalizada.

No âmbito do Programa VOICE Leadership, o novobanco patrocinará, nos próximos 2 anos, a formação a 450 líderes empresariais de PMEs, ambicionando assim contribuir para o crescimento, internacionalização e aumento da produtividade da economia portuguesa.

Do ponto de vista da Cátedra, o apoio do novobanco permitirá não só apoiar projetos de investigação em curso sobre o impacto do financiamento verde na redução de emissões de CO2, como apoiar o desenvolvimento projetos de aprendizagem, por alunos de mestrado, com uma vertente muito prática de aplicabilidade à economia real, e assegurar um evento anual de partilha dos resultados dos principais projetos de investigação em curso na área de Sustentabilidade e ESG.

Inês Soares, Responsável do Gabinete de ESG do novobanco

"O novobanco tem em curso, desde há vários anos, um vasto programa de literacia ESG, com o objetivo de promover a partilha de conhecimento, experiências e melhores práticas, que contribua para capacitar as empresas a melhor concretizar as suas estratégias de sustentabilidade e planos de transição, transformando desafios em oportunidades”

Inês Soares

Responsável do Gabinete de ESG do novobanco

Em que medida esta parceria se alinha com os objetivos de responsabilidade ambiental do novobanco?

Inês Soares: Para o novobanco, esta parceria com a Nova SBE sublinha o seu compromisso na resposta aos desafios do nosso tempo e em impactar positivamente o nosso país, através da promoção do conhecimento no campo da sustentabilidade, e finanças sustentáveis, e da formação de uma nova geração de líderes no tecido empresarial português.

Alinha-se, portanto, não apenas com os nossos objetivos de responsabilidade ambiental, mas, de forma mais global, com a nossa estratégia de sustentabilidade.

Com esta colaboração, executamos a nossa missão de apoio às empresas portuguesas, e em especial às PME, quer pelo apoio direto à sua formação, quer pelo apoio à formação de novos quadros com as competências adequadas a enfrentar os desafios da economia real, quer finalmente pelo apoio à academia e à geração de novo conhecimento que posteriormente é colocado ao serviço das empresas.

A este propósito, o novobanco tem em curso, desde há vários anos, um vasto programa de literacia ESG, com o objetivo de promover a partilha de conhecimento, experiências e melhores práticas, que contribua para capacitar as empresas a melhor concretizar as suas estratégias de sustentabilidade e planos de transição, transformando desafios em oportunidades.

O simpósio sobre sustentabilidade e transição verde que realizaremos no próximo dia 10 de maio é mais um exemplo de um evento, de partilha de conhecimento e experiências, ao abrigo deste programa.

Professora Melissa Prado, fale-nos da Cátedra de Sustentabilidade da Nova SBE que está a coordenar. A quem se dirige e qual é o objetivo?

Melissa Prado: A Cátedra de Sustentabilidade da Nova SBE, sob a minha coordenação, tem como objetivo impulsionar a investigação e a formação no campo das finanças, com especial ênfase no impacto do investimento sustentável. Enquanto que a investigação existente em finanças climáticas e ESG (Environmental, Social, and Corporate Governance) se tem concentrado principalmente em indicadores de desempenho e retorno sobre o investimento, a nossa iniciativa visa investigar o papel efetivo do investimento sustentável na redução da poluição corporativa.

Os resultados esperados vão contribuir para avançar o conhecimento em finanças corporativas e economia ambiental, assim como terão implicações políticas significativas, oferecendo uma avaliação abrangente do impacto do capital verde na realização dos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) da ONU. Além disso, esperamos que esses resultados promovam maior transparência nas empresas e demonstrem como medidas baseadas na ciência podem tornar os investidores conscientes dos ODS e orientá-los em direção a oportunidades prospetivas.

A cátedra também coordena teses de mestrado e doutorado sobre estes temas, ampliando ainda mais o seu impacto na comunidade académica. Como parte do programa académico dos mestrados pré-experiência da Nova SBE, vai ser realizado um projeto que visa analisar diversos setores económicos em Portugal para compreender a sua capacidade a transição para práticas energéticas sustentáveis e adoção de princípios de economia circular. Este projeto, tutorado por representantes da empresa e professores, fornecerá insights valiosos para decisores políticos, investidores e empresas navegarem na transição para um futuro mais sustentável.

Melissa Prado, Professora Catedrática de Finanças na Nova SBE, coordenadora da nova Cátedra de Sustentabilidade

Quais são os principais temas em foco na Cátedra de Sustentabilidade?

Melissa Prado: Os principais temas incluem a estratégia de sustentabilidade das empresas o e os ODS. O meu novo projeto, utilizando dados de sensoriamento remoto por satélite, visa tornar visível o invisível, examinando o impacto do Investimento Socialmente Responsável (SRI) no comportamento poluente das empresas multinacionais industriais em toda a sua rede de produção. É uma iniciativa muito ambiciosa com potencial inovador.

Estamos empenhados em gerar insights valiosos para a comunidade global, incentivando práticas mais sustentáveis nas empresas, e em aprofundar a compreensão dos desafios ESG, buscando soluções inovadoras para promover um futuro mais sustentável.

"Através de iniciativas como esta, buscamos explorar soluções inovadoras e impulsionar mudanças significativas rumo a um futuro mais sustentável”

Melissa Prado

Professora Catedrática de Finanças na Nova SBE, coordenadora da nova Cátedra de Sustentabilidade

Qual o impacto que a integração das questões ambientais, sociais e de governança pode ter nos processos de tomada de decisão financeira das empresas?

Melissa Prado: A integração das questões ambientais, sociais e de governança (ESG) nos processos de tomada de decisão financeira das empresas pode ter um impacto significativo na promoção de uma alocação de recursos mais sustentável e equitativa. A novobanco Chair em ESG, na Nova SBE, tem um foco na investigação e formação em Finanças, com destaque em temas ESG, incluindo o impacto do investimento sustentável na redução da poluição.

A área financeira é adequada para lidar com investimentos sustentáveis devido aos seus princípios fundamentais de alocação eficiente de recursos e quantificação de trade-offs.

A criação desta cátedra está alinhada com o compromisso de contribuir positivamente para um mercado financeiro mais sustentável e para todo o seu ecossistema. Através de iniciativas como esta, buscamos explorar soluções inovadoras e impulsionar mudanças significativas rumo a um futuro mais sustentável.

Quais as vossas expectativas para o Simpósio Internacional Sustainability and Green Transition que se realiza no próximo dia 10 de maio no campus de Carcavelos da Nova SBE? Quem poderá ter especial interesse em assistir ao evento?

Inês Soares: Colaborámos com a Nova SBE na preparação da agenda do Simpósio sobre Sustentabilidade e Transição Verde com o objetivo de apelar a um público alargado, garantindo conteúdos e debates concretos e acionáveis, em paralelo com espaços de discussão sobre a investigação académica em curso nestas temáticas. Esta é uma agenda que interessará particularmente a empresas, investidores e intervenientes no mercado imobiliário, mas também a profissionais da área de sustentabilidade e à comunidade académica.

Teremos uma manhã muito prática e focada naquilo que são os desafios da transição energética e de sustentabilidade para o setor Imobiliário, com um debate com alguns dos principais atores do setor que partilharão connosco a sua visão e experiência. Durante a manhã, vamos ainda ter oportunidade de ouvir o que têm sido os principais desenvolvimentos na pesquisa académica sobre sustentabilidade e refletir como podem acrescentar valor na economia real. Adicionalmente, teremos uma tarde dedicada à apresentação e debate sobre estudos académicos sobre ‘habitação verde’ e os efeitos globais do investimento socialmente responsável.

0 contributo da ciência e da academia é indispensável e possibilita avanços nos campos do ambiente, da energia, da saúde, da alimentação, da tecnologia, entre muitos outros, essenciais a um futuro sustentável. Convidamos todos os interessados a participar.

Melissa Prado: As minhas expectativas para o Simpósio Internacional “Sustainability and Green Transition” são altas. Este evento, marcado para o próximo dia 10 de maio no campus de Carcavelos da Nova SBE, é a primeira iniciativa da Cátedra de Sustentabilidade. Teremos palestras e painéis conduzidos por especialistas nacionais e internacionais, onde serão discutidas questões cruciais relacionadas com finanças sustentáveis, transição verde e sustentabilidade empresarial. Destaco o painel sobre “Transição no Setor Imobiliário”, que contará com a participação de figuras proeminentes como Pedro Matos, da Darden University, António Carlos Rodrigues, CEO do Grupo Casais, João Pedro Matos Fernandes, ex-Ministro do Ambiente e da Ação Climática de Portugal, e José Cardoso Botelho, CEO da Vanguard Properties. A moderação estará a cargo de Inês Soares, do novobanco. Além disso, vais ser possível conhecer os resultados dos estudos académicos realizados por investigadores das melhores universidades da Europa, que abordam a sustentabilidade no setor imobiliário. Estes estudos têm o potencial de oferecer dados valiosos sobre como as políticas regulatórias e as condições económicas influenciam a adoção de práticas sustentáveis no setor imobiliário, o que será crucial para orientar investidores, decisores políticos na procura por soluções mais sustentáveis e eficazes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

novobanco e Nova SBE juntos pela sustentabilidade

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião