Sebastião Bugalho é cabeça de lista da AD para as europeias. Veja aqui a lista
O jornalista e comentador da SIC e Expresso, Sebastião Bugalho, é o nome preferido de Luís Montenegro para liderar a lista da AD às eleições europeias. Rui Moreira recusou ser número dois.
O jornalista e comentador político da SIC Notícias e Expresso, Sebastião Bugalho, é o nome escolhido para liderar a lista da Aliança Democrática (AD, coligação do PSD com CDS e PPM) às eleições europeias, confirmou esta segunda-feira Luís Montenegro, primeiro-ministro e líder do PSD, durante a reunião do Conselho Nacional do partido.
“Um jovem talentoso, que o país conhece, que é disruptivo, que estimula a confrontação democrática, com respeito democrático, e que é a expressão do que queremos: vale a pena lutar por Portugal e vale a pena ir para a Europa lutar por Portugal”, afirmou Montenegro.
Para Luís Montenegro, Sebastião Bugalho é, “com toda a honra e convicção, quem vai fazer a diferença”.
O Conselho Nacional do PSD aprovou esta segunda-feira à noite a lista de candidatos ao Parlamento Europeu e a escolha de Bugalho acabou por surpreender, depois de, nas últimas 24 horas, Rui Moreira ter sido apontado como o nome que Montenegro levaria aos órgãos do partido. O autarca terá recusado o partido para encabeçar a lista de candidatos da coligação.
Sobre as eleições europeias, o presidente do PSD afirmou que espera que se possa fazer “uma campanha de sensibilização para uma boa participação nas eleições europeias”, adiantando que “devemos estimular o país para tornar a dar o exemplo de vivacidade democrática”.
Paulo Cunha é número dois
Paulo Cunha surge como número dois da lista, seguindo-lhe Ana Miguel Pedro Soares, assessora no Parlamento Europeu, como primeiro nome dos democratas-cristãos e terceiro nome da lista da AD. O partido conseguiu incluir mais dois nomes na lista oficial, e mais três na lista de suplentes, mas ainda não são conhecidos os nomes.
Hélder Sousa e Silva aparece em quarto lugar no elenco de candidatos, com Lídia Pereira, chefe de delegação do PSD no Parlamento Europeu, a ocupar a quinta posição da lista da AD, o único nome repetente do PSD na lista.
À margem do encontro do Conselho Nacional do PSD, em Lisboa, o líder parlamentar do PSD descreveu que a lista apresentada pela AD “traz qualidade ao Parlamento Europeu, novidade face à lista anterior, mistura experiência com juventude”, e é um garante da “paridade” e “competências. A lista de candidatos, informa Hugo Soares, “foi aprovada por larga maioria” e é formada por 16 homens e 13 mulheres.
Hugo Soares reconhece que o nome de Bugalho tenha sido recebido com “surpresa”, mas ressalva estar “entusiasmado com a escolha do partido” que foi feita com “controlo e confidência total”.
Recorde-se que nas últimas eleições europeias, o PSD conseguiu eleger seis eurodeputados e o CDS-PP, um. Portugal tem a capacidade de eleger 21 eurodeputados, de um total de 720.
Sebastião Bugalho regressa assim à vida política, como independente, mas agora com o apoio de mais um partido. Em 2019, Assunção Cristas, líder do CDS-PP na altura, escolheu o jovem para integrar as listas do partido para as eleições legislativas. Não foi eleito, mas depois de Ana Rita Bessa ter renunciado ao mandato, alegando descontentamento com a direção de Francisco Rodrigues dos Santos, o comentador político foi convidado a ocupar o lugar, mas não aceitou o convite.
Formado em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica, Sebastião Bugalho, de 28 anos (faz 29 em novembro), é filho dos jornalistas João Bugalho e Patrícia Reis, editora da revista Egoísta. Deu os primeiros passos no jornalismo aos 19 anos, mas foi a fazer comentário político que ganhou maior protagonismo. Fê-lo na TVI24, tendo passado mais tarde para a CNN Portugal. Desde o ano passado, que se tornou num dos analistas políticos da SIC Notícias e, simultaneamente, no Expresso, ambos do grupo Impresa.
O jovem comentador político é o entrevistado e capa da edição especial do ECO Magazine dedicada ao 25 de Abril, em breve nas bancas.
Veja aqui a lista de candidatos pela Aliança Democrática às eleições europeias:
- Sebastião Bugalho
- Paulo Cunha
- Ana Miguel Pedro Soares (CDS)
- Helder Sousa e Silva
- Lídia Pereira
- Sérgio Humberto
- Paulo Nascimento Cabral (Açores)
- Carla Rodrigues
- Rubina Leal (Madeira)
- A nomear pelo CDS
- Vânia Neto
- Teófilo Santos
- Nuno Matias
- Maria Alexandra Gonçalves
- A nomear pelo CDS
- Ricardo Morgado
- Felismina Barros
- Francisco Figueira
- Júlio Santos
- Maria José Moreno
- Pedro Folgado Castelo Branco
(Notícia atualizada pela última vez às 23h16)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Sebastião Bugalho é cabeça de lista da AD para as europeias. Veja aqui a lista
{{ noCommentsLabel }}