Ministra da Saúde aceita demissão de Fernando Araújo do cargo de diretor executivo do SNS
Ministério da Saúde informa ter aceitado o pedido "que foi apresentado de modo voluntário e espontâneo". Demissão produzirá efeitos após entrega do relatório pedido pela tutela.
O Ministério da Saúde aceitou o pedido de demissão apresentado pelo diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde, Fernando Araújo.
Numa nota enviada às redações esta quarta-feira, o gabinete de Ana Paula Martins informa ter aceitado o pedido “que foi apresentado de modo voluntário e espontâneo”, concordando com a proposta de que a demissão produza efeitos “com a entrega desse relatório no prazo de cerca de 60 dias”, tal como pedido pela tutela.
O Ministério da Saúde garante estar “totalmente empenhado na sua missão de assegurar cuidados de saúde para todos e salvar o SNS”, recordando que o Governo apresentará “no curto prazo”, um Programa de Emergência, tal como proposto pelo programa eleitoral da Aliança Democrática para as eleições legislativas de 10 de março.
Quanto ao futuro da Direção Executiva do SNS (DE-SNS), o Ministério revela que “no devido tempo” serão conhecidos os próximos passos no sentido de “realizar efetivas reformas”, entre elas, a gestão operacional e prestação de cuidados, “que são inadiáveis para virar a página em defesa do SNS”, e “remediar a pesada herança que tanto prejudica o acesso, em tempo e qualidade, à saúde, em especial pelas pessoas mais vulneráveis”.
Esta terça-feira, o CEO do SNS, Fernando Araújo, juntamente com a restante equipa da DE-SNS, apresentaram a demissão ao Ministério da Sáude. A decisão acontece apesar de, “na primeira, e única reunião tida com a Tutela”, ter sido “transmitido pela DE-SNS a abertura para a continuidade de funções”.
Notícia atualizada às 15h43
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Ministra da Saúde aceita demissão de Fernando Araújo do cargo de diretor executivo do SNS
{{ noCommentsLabel }}