Declarações de Marcelo mostram “preconceito” e “classismo”, critica Mariana Mortágua
A bloquista considera "importante" que o Presidente da República se retrate das declarações em que disse que os "orientais são lentos", referindo-se a Costa.
A coordenadora do Bloco de Esquerda considerou “impróprias” as declarações recentes de Marcelo Rebelo de Sousa sobre o ex-primeiro-ministro António Costa e o atual chefe de Governo Luís Montenegro. “Não é apenas de mau tom, não é apenas de mau gosto”, afirmou Mariana Mortágua nos Passos Perdidos, em declarações aos jornalistas transmitidas pela RTP3.
O Presidente da República disse, durante um jantar com os jornalistas estrangeiros, que “os orientais são lentos”, referindo-se a Costa, e que Montenegro “não é oriental mas é lento”. O Chefe de Estado disse ainda que o atual primeiro-ministro formou um Governo de forma “impensável” e que a solução para a lista europeia – com Sebastião Bugalho como cabeça de lista – é “tipicamente uma improvisação”.
“É uma forma imprópria para o Presidente expressar a relação com o chefe de Governo”, criticou a bloquista, antes de acrescentar que foi manifestado um “preconceito com o mundo rural” e “classismo, discriminação”. Para Mortágua é “importante” que Marcelo “se pudesse retratar”, uma vez que as declarações “não estão à altura do cargo que ocupa”.
Também o PAN, pela voz de Inês Sousa Real, classificou de “extremamente infelizes as adjetivações” feitas pelo Presidente da República. Já o Livre mostrou-se, através da líder da bancada parlamentar Isabel Mendes Lopes, “muito chocado”, lembrando que o Presidente representa a “unidade do país”.
O líder do Chega, por seu turno, disse que se houvesse no país um “processo de destituição” presidencial já o teria iniciado, mas por outros motivos. André Ventura criticou que Marcelo tivesse defendido reparações pelos crimes da era colonial.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Declarações de Marcelo mostram “preconceito” e “classismo”, critica Mariana Mortágua
{{ noCommentsLabel }}