Depósitos registam em março maior aumento em 15 meses

Poupanças dos portugueses em depósitos aumentaram pelo terceiro mês consecutivo, atingindo os 182,2 mil milhões de euros.

Os depósitos de particulares aumentaram 4,2% em março, face ao mesmo mês do ano anterior, para 182,2 mil milhões de euros. É o maior crescimento desde dezembro de 2022.

“No final de março de 2024, o stock de depósitos de particulares nos bancos residentes totalizava 182,2 mil milhões de euros, mais 0,8 mil milhões de euros do que em fevereiro de 2024″, diz a nota publicada esta sexta-feira pelo Banco de Portugal. É o montante mais elevado desde janeiro de 2023 e fica próximo do recorde atingido em julho de 2022, de 182,69 mil milhões.

Depósitos estão a crescer desde janeiro

O crescimento homólogo de 4,2% dos depósitos em março fica bem acima dos 1,8% registados na área do euro.

Os depósitos a prazo de particulares (que incluem os depósitos com prazo acordado e os depósitos com pré-aviso) aumentaram em 500 milhões de euros“, diz a nota publicada esta sexta-feira pelo Banco de Portugal, passando a somar 103,87 mil milhões.

Este crescimento dos depósitos, pelo terceiro mês consecutivo, acontece numa altura em que o investimento das famílias em Certificados de Aforro tem vindo a baixar. Em março, saíram 20,5 milhões de euros, naquela que foi a quinta queda consecutiva.

A encolher estão os depósitos das empresas. Em março recuaram 1,2% face ao mesmo mês de 2023, para 64 mil milhões de euros. O decréscimo foi, no entanto, inferior ao verificado em fevereiro de 2024 (-1,6%).

Ao contrário de Portugal, na Zona Euro os depósitos das empresas aumentaram 1,2%.

(Notícia atualizada às 12h05)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Depósitos registam em março maior aumento em 15 meses

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião