Trabalhadores envelhecidos e com salários baixos
Qual é o retrato do mercado de trabalho em Portugal? No dia 1 de Maio, a Pordata apresenta o perfil do trabalhador português.
Qual é o retrato do trabalhador português? De acordo com os dados compilados pela Pordata, a partir de fontes oficiais, o envelhecimento da população e a emigração dos mais jovens está a aprofundar um perfil do trabalhador português que, como sublinha Pedro S. Martins em artigo de opinião, exige “mudanças nas políticas públicas“.
De acordo com os dados da Pordata, podem extrair-se algumas conclusões:
- Praticamente metade dos trabalhadores tem entre 44 e 64 anos;
- Portugal é o 2º país da UE com menor percentagem de jovens no total de trabalhadores;
- Os trabalhadores portugueses estavam igualmente distribuídos por nível de escolaridade: 1/3 até ao 9º ano; 1/3 com ensino secundário e 1/3 com curso superior;
- Portugal é dos países da UE onde menos mulheres empregadas trabalham em part-time;
- Portugal é o 5.º país da UE com salário médio mais baixo (apenas com Eslováquia, a Grécia, a Hungria e a Bulgária abaixo);
- Um em cada seis trabalhadores tem um contrato a prazo.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Trabalhadores envelhecidos e com salários baixos
{{ noCommentsLabel }}