
5 tendências no setor dos seguros em Portugal
Nuno Soares, managing partner na mediadora We Seguros, identifica e exemplifica grandes tendências que se estão a manifestar no mercado português de seguros.
Os seguros desempenham um papel fundamental na vida quotidiana oferecendo proteção financeira contra um amplo conjunto de riscos e imprevistos. Seja para proteger a família, a saúde ou os bens, os seguros proporcionam a tranquilidade e a segurança necessárias para enfrentar com confiança, os desafios que a vida apresenta.
Os seguros proporcionam ainda proteção contra situações imprevistas que afetam a vida das empresas.
Sendo, como tal, um setor que está em constante inovação, são detetáveis as principais tendências do setor em Portugal:
- Digitalização – o setor de seguros em Portugal tem sido atravessado por um processo de digitalização, assim como acontece um pouco por toda a Europa. As seguradoras investem em tecnologia de forma a disponibilizar processos cada vez mais eficientes e transparentes, como a contratação de seguros online e aplicações móveis para gestão de apólices em carteira;
- Sustentabilidade – crescente consciencialização sobre a importância da sustentabilidade no setor de seguros. As seguradoras integram cada vez mais os critérios ambientais, sociais e de governança (ESG) nas suas práticas de negócio atuais com produtos relacionados com a sustentabilidade;
- Proteção de dados – devido a um aumento da preocupação com a privacidade e segurança dos dados, as seguradoras têm apostado em medidas para proteger as informações dos clientes e o cumprimento da regulamentação de proteção de dados, como o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) da União Europeia;
- Regulação – a regulação do setor de seguros tem sido ajustada com vista a uma maior transparência, proteção do consumidor e estabilidade financeira das seguradoras. As mudanças regulatórias podem afetar a forma como as seguradoras operam e interagem com os clientes;
- Inovação de produtos – as seguradoras têm desenvolvido produtos inovadores para atender às necessidades específicas dos consumidores, tais como os seguros de viagem, os seguros de saúde complementares e os seguros personalizados para diferentes tipos de veículos.
Quais os principais benefícios nos seguros?
Em caso de sinistro, o seguro pode proporcionar recursos financeiros para reparação de danos, cobrir despesas médicas ou compensar perdas inesperadas, ajudando a manter a estabilidade financeira.
Os seguros, quer sejam o seguro de saúde ou o seguro automóvel, incluem frequentemente o acesso a redes de prestadores de serviços qualificados, tais como médicos e oficinas de reparação, garantindo assistência de elevada qualidade quando é necessária.
Os seguros desempenham um papel vital, oferecendo proteção contra uma variedade de riscos e incertezas. Ao investir numa apólice de seguro adequada, estamos a proteger o que é mais importante a título individual e para a família, garantindo tranquilidade e segurança em todos os ciclos de vida.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 tendências no setor dos seguros em Portugal
{{ noCommentsLabel }}