DEKRA atinge recorde de receitas de 4,1 mil milhões de euros

  • ECO Seguros
  • 6 Maio 2024

A DEKRA, empresa alemã especializada em testes, inspeção e certificação de veículos, registou a maior atividade de sempre e a aposta agora em áreas como a Mobilidade do Futuro e a Cibersegurança.

A DEKRA aumentou 8% as suas receitas globais em 2023 face ao ano anterior, atingindo o máximo histórico de 4,1 mil milhões de euros. A empresa revelou em comunicado que o seu EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) cresceu 7,8%, atingindo os 455,5 milhões de euros e o EBIT ajustado 255,3 milhões de euros, mais 12,8% que em 2022.

Stan Zurkiew
Stan Zurkiewicz, CEO da DEKRA; Petra Finke, chief data officer (CDO); Peter Laursen, Chief Operating Officer (COO); Wolfgang Linsenmaier, Chief Financial Officer (CFO)

“À medida que a ‘Estratégia 2025’ ganha ímpeto, espera-se que o crescimento das receitas se situe em torno de 4 a 6%.”, lê-se no comunicado. Prevê que esse crescimento assente no fortalecimento do serviços de TIC (testes, inspeção e certificação) e das áreas de Mobilidade do Futuro, Cibersegurança, Sustentabilidade e Inteligência Artificial. Na segunda metade desta década, a empresa planeia alcançar uma margem de 8 a 9% de rentabilidade.

As regiões das Américas e da Europa Central e Oriental e Médio Oriente foram que que registaram as taxas de crescimento mais elevadas, 27% e 13%, respetivamente. Mas a maior receita em termos absolutos foi gerada na região da Alemanha, Suíça e Áustria 2,6 mil milhões de euros.

Quanto às áreas de negócio, os serviços relacionados com veículos continuam a ser a sua principal fonte de receitas, com 31,6 milhões de testes efetuados.

Em Portugal, a DEKRA está presente desde 1991. Disponibiliza serviços de avaliação, consultoria, gestão e formação para o setor automóvel e serviços técnicos de peritagem e regularização de sinistros para o setor segurador.

“Em 2023, a DEKRA melhorou mais uma vez o seu desempenho comercial – apesar do ambiente económico e geopolítico tenso”, afirmou o CEO da DEKRA, Stan Zurkiewicz, na conferência de imprensa anual da empresa. “Todas as seis regiões e todas as divisões de serviços contribuíram para a nossa forte dinâmica de vendas e para o nosso recorde histórico de receitas. A solidez dos nossos negócios principais e a nossa vantagem de antecipação em áreas do futuro deixam-nos muito confiantes de que iremos aumentar tanto as receitas como as margens e atingir os nossos objetivos estratégicos.”, acrescenta.

No âmbito da “Estratégia 2025”, “os investimentos atingiram um recorde de 143,5 milhões de euros”, explicou o CFO da DEKRA, Wolfgang Lisenmaier. “Além disso, a DEKRA otimizou os seus resultados, por exemplo, através da racionalização da sua estrutura organizacional. Também aumentámos ainda mais a nossa base de colaboradores.”, remata.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

DEKRA atinge recorde de receitas de 4,1 mil milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião