Navigator sobe preço da OPA sobre britânica Accrol para 39 pence

A oferta da Navigator avalia o negócio da empresa britânica em cerca de 153 milhões de euros. O valor da OPA representa um prémio de 14,7% face ao preço da ação antes do lançamento da OPA.

A Navigator melhorou o preço da contrapartida oferecida na oferta pública de aquisição (OPA) lançada sobre a britânica Accrol, no passado dia 22 de março, para 39 pence por ação, anunciou a empresa em comunicado. A oferta avalia agora a fabricante de tissue, que produz papel higiénico, rolos de cozinha, lenços faciais e lenços húmidos, em 130,8 milhões de libras (152,9 milhões de euros), face aos anteriores 127,5 milhões de libras.

“A Navigator anunciou hoje os termos de uma recomendação de aumento e oferta final em dinheiro pela Navigator UK para a totalidade do capital social emitido e a emitir da Accrol. De acordo com os termos da Oferta Aumentada e Final, os Acionistas da Accrol terão direito a receber, por cada Ação Accrol, 0,39 libras em dinheiro“, anunciou a empresa. A Navigator tinha comunicado no passado mês de março o lançamento de uma OPA sobre 100% do capital da Accrol, propondo-se pagar 38 pence por cada ação da empresa britânica, a liquidar em dinheiro.

A nova contrapartida representa um prémio de 14,7% face ao preço de negociação (0,34 libras) na véspera do anúncio da operação, a 21 de março deste ano, e de 26,4% face ao preço médio de negociação da Accrol nos últimos 12 meses.

“A Navigator considera que os termos financeiros da oferta aumentada e final são justos”, adianta a empresa no mesmo comunicado, confirmando “que os termos financeiros da Oferta Aumentada e Final são os finais e não serão aumentados”, ainda que reserva o direito de rever o preço da oferta ou melhorá-lo, caso haja “um anúncio em ou após a data deste Anúncio de uma possível oferta ou de uma intenção firme de fazer uma oferta para a Accrol por qualquer terceiro”, ou se “o Takeover Panel der o seu consentimento”.

A Navigator prevê que esta aquisição resulte num volume de negócios consolidado de cerca de 500 milhões de libras, prevendo-se que o mercado do Reino Unido contribua com cerca de 50% do volume total de negócios de tissue da Navigator.

Navigator

A empresa portuguesa reitera que “o Conselho de Administração da Accrol confirmou que, desde a data em que a Navigator anunciou a sua firme intenção de fazer a Oferta (em 22 de março de 2024) até a data deste comunicado, não foram recebidas quaisquer propostas no que diz respeito a uma oferta para adquirir todo o capital social emitido, e a ser emitido, ordinário da Accrol por quaisquer terceiros“.

Para a Navigator, a aquisição da Accrol representa “uma oportunidade atrativa para entrar no mercado britânico. A empresa especializada na transformação e fornecimento de papel higiénico, rolos de cozinha, lenços faciais e lenços húmidos para as principais cadeias de retalho, fechou o ano fiscal terminado a 30 de abril de 2023 com receitas de 242 milhões de libras e um EBITDA Ajustado de 15,6 milhões. A dívida líquida está nos 26,8 milhões.

A Navigator propõe-se apostar numa estratégia de criação de valor a longo prazo, caso consiga comprar a Accrol, focando-se “no reforço da posição de mercado da Accrol enquanto operador de referência de confiança no mercado britânico de marcas de distribuidor de produtos de papel tissue e no apoio ao seu crescimento em todos os seus principais segmentos de produtos”.

A Navigator refere ainda que “a Accrol pode beneficiar dos conhecimentos especializados e da experiência da Navigator na exploração de operações de tissue semelhantes, ajudando a aumentar a eficiência e a produtividade, bem como da capacidade adicional na área do papel da Navigator e do acesso ao capital, que proporcionam a capacidade de apoiar o crescimento futuro”.

Por fim, a papeleira argumenta que “a integração das unidades industriais, dos recursos humanos e das relações comerciais com os clientes da Accrol no Grupo Navigator tem o potencial de melhorar o seu desempenho em benefício dos clientes, colaboradores e acionistas”.

“A proposta de aquisição da Accrol reforçará o posicionamento da Navigator no mercado de tissue da Europa Ocidental. A Navigator prevê que esta aquisição resulte num volume de negócios consolidado de cerca de 500 milhões de libras, prevendo-se que o mercado do Reino Unido contribua com cerca de 50% do volume total de negócios de tissue da Navigator“, conclui a empresa no mesmo comunicado.

A papeleira portuguesa contava com o apoio da administração da companhia britânica, que estava a recomendar aos acionistas a aceitação da oferta feita pela companhia lusa.

Notícia atualizada às 15:40

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Navigator sobe preço da OPA sobre britânica Accrol para 39 pence

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião