Navigator lança OPA sobre 100% da Accrol, fabricante britânica de lenços e papel higiénico

Cotada portuguesa quer ficar com 100% da Accrol, que fabrica lenços, papel higiénico e rolos de cozinha para o retalho britânico, avaliando-a em perto de 149 milhões de euros.

A Navigator NVG 0,53% , através da sua subsidiária no Reino Unido, lançou esta sexta-feira uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) da totalidade do capital social da Accrol, um fabricante de tissue com sede em Blackburn que produz papel higiénico, rolos de cozinha, lenços faciais e lenços húmidos, de marca própria, para as principais cadeias de retalho do país. O negócio avalia a Accrol em 127,5 milhões de libras (cerca de 148,9 milhões de euros ao câmbio atual).

A notícia foi avançada pela Navigator num comunicado e dada a conhecer aos investidores através da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). Segundo a cotada portuguesa, o Conselho de Administração da Accrol, que é cotada na bolsa de Londres, “está a recomendar aos acionistas a aceitação da oferta”, sinal de que a proposta não é hostil.

“A Navigator considera que a Oferta representa uma oportunidade atrativa para entrar no mercado britânico, através da aquisição de uma empresa líder no setor de transformação de papel tissue, com vantagens competitivas, valores complementares e forte alinhamento com a Navigator. A Navigator vê a Accrol como uma oportunidade estratégica para a expansão sustentada do seu negócio de tissue no mercado da Europa Ocidental”, justifica a empresa portuguesa.

A papeleira portuguesa oferece 38 pence por ação, a liquidar em dinheiro. Este corresponde a um prémio de 11,8% face ao preço de fecho da Accrol na sessão desta quinta-feira, segundo contas da própria Navigator. Entretanto, na sessão desta sexta-feira, as ações da Accrol dispararam e já igualaram praticamente o preço pago pela Navigator.

De acordo com a estrutura acionista da Accrol disponibilizada no respetivo site, mais de 64% das ações da empresa estão na posse de sete investidores com participações qualificadas, incluindo a Lombard Odier Asset Management (28,04%), a Premier Miton (11,95%) e a Schroder Investment Management (10,08%).

“Fundada em 1993, a Accrol opera atualmente cinco instalações industriais em Blackburn, Leyland, Leicester, Flint e Bridgwater”, tendo gerado receitas de 242 milhões de libras no ano fiscal que terminou a 30 de abril e um EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) ajustado de 15,6 milhões de libras, segundo dados avançados pela Navigator.

“Esta operação marca mais uma etapa na estratégia de diversificação e crescimento da Navigator no mercado de tissue, iniciada em 2015. Segue-se à aquisição, em março de 2023, dos ativos e negócios da Goma Camps Consumer Tissue na Espanha. Esta aquisição aumentou a capacidade total de produção da Navigator para 165 mil toneladas de bobines e 180 mil toneladas de capacidade de conversão de tissue por ano, gerando cerca de 293 milhões de euros em receitas anuais”, nota a companhia.

Em comunicado, a empresa portuguesa elogia a gestão da empresa que agora pretende adquirir na totalidade. “A Navigator considera a Accrol um negócio de tissue bem gerido e uma das principais empresas no segmento de mercado de marcas próprias do Reino Unido, mantendo boas relações comerciais com clientes importantes de tissue.”

“A Navigator vislumbra a criação de valor a longo prazo com a integração da Accrol, focando-se em consolidar a sua posição como uma entidade de referência e confiança no mercado de marcas próprias do Reino Unido e em continuar a expandir o negócio em todos os segmentos de produtos, alavancando na força de trabalho profissional e experiente da Accrol, que é altamente valorizada, assim como nos ativos industriais da empresa, que a Navigator planeia manter plenamente operacionais”, assegura.

Na bolsa de Lisboa, a Navigator começou por reagir em queda a esta notícia, mas inverteu e, pelas 8h20, os títulos negociavam com uma subida superior a 1% face ao fecho da sessão anterior. Já os títulos da Accrol disparam 11,47%, para 37,9 pence, em linha com o preço oferecido pela Navigator nesta OPA.

(Notícia atualizada pela última vez às 8h25)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Navigator lança OPA sobre 100% da Accrol, fabricante britânica de lenços e papel higiénico

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião