Seguradoras moçambicanas multadas pelo regulador
A supervisora de seguros liderada por Ester dos Santos José está focada na fiscalização das garantias financeiras das seguradoras moçambicanas.
O Instituto de Supervisão de Seguros de Moçambique (ISSM) aplicou multas dois milhões de meticais (quase 30.000 euros) a seguradoras moçambicanas no âmbito da fiscalização das garantias financeiras, refere informação da instituição consultada pela Lusa.
De acordo com quatro avisos publicados pelo regulador, datados de segunda-feira, cada instituição visada foi multada em 500 mil meticais (7.260 euros), por infrações detetadas “no âmbito da supervisão e fiscalização da atividade seguradora e respetiva mediação”.
A Moçambique Companhia de Seguros foi multada por “não ter constituído os ativos representativos das provisões técnicas para o exercício findo a 31 de dezembro de 2022”, o mesmo acontecendo com a Diamond Companhia de Seguros e a Imperial Insurance Moçambique SA pelo mesmo motivo, mas nas contas de 2021.
A Imperial Insurance Moçambique foi ainda multada no mesmo valor “por não ter submetido o relatório e contas” do exercício de 2021 conforme prevê o regulamento do setor.
Dados do ISSM indicam que estão registadas em Moçambique 19 companhias de seguro, entre os setores vida e não vida.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Seguradoras moçambicanas multadas pelo regulador
{{ noCommentsLabel }}